Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37528
Tipo: TCC
Título: Intervenção psicomotora no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Autor(es): Moura, Ingrid Louback de Castro
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Tratamento do transtorno de déficit de atenção;Distratibilidade, impulsividade, agitação e déficit de atenção;Hiperatividade
Data do documento: 2007
Citação: Moura, I. L. C.; Ferreira, G. M. M. (2007)
Resumo: Este trabalho discute a intervenção psicomotora no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O TDAH é um distúrbio de comportamento caracterizado por uma série de sintomas como: distratibilidade, impulsividade, agitação e déficit de atenção. A partir do predomínio dos sintomas, pode-se classificá-lo em três tipos: o TDAH predominantemente desatento,o TDAH predominantemente hiperativo e o TDAH combinado. O processo de diagnóstico envolve muita coleta de dados. São necessárias informações detalhadas sobre a escola, a casa e a conduta social da criança, que devem ser colhidas de múltiplas fontes dentre elas, além da criança, os pais e os professores são de fundamental importância. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade tem sido extensivamente investigado em pesquisas que visam aprimorar os critérios diagnósticos e conhecer sua etiologia. No entanto, poucos estudos tratam da intervenção psicomotora como estratégia no tratamento do TDAH. Essa intervenção envolve diversos procedimentos e dentre eles, o relaxamento é de considerável importância.
Descrição: MOURA, Ingrid Louback de Castro. Intervenção psicomotora no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2007. 23f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37528
Aparece nas coleções:EPUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_ilcmoura.pdf209,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.