Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37526
Tipo: TCC
Título: Psicomotricidade como recurso de desenvolvimento na educação infantil
Autor(es): Caldas, Eryka Kelly Silva
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Escola como meio de aprendizagem;Meio Social;Educação psicomotricidade
Data do documento: 2006
Citação: Caldas, E. K. S.; Ferreira, G. M. M. (2007)
Resumo: Além do interesse pessoal de trabalhar no mesmo, o tema se impõe pela necessidade de haver nos estabelecimentos de ensino um projeto adequado e uma educação que observe o desenvolvimento cognitivo e corpóreo da criança de forma totalizada. Considerando a escola um meio social de inter-relações, ambiente no qual a criança permanece durante parte do seu dia, nas suas horas de maior apreensão em seus melhores anos de vida, o desenvolvimento da educação psicomotora vai solidificar suas estruturas. Assim a cooperação que é relacionada com a solidariedade e organização consegue estabelecer relações humanas, saudáveis ao crescimento e desenvolvimento da criança. O jogo desenvolve um espírito construtivo entre as pessoas e desperta a sua imaginação, tendo seus fins e meios. O espaço e o tempo são agentes a definir suas características. A educação psicomotora aplicada na escola com fins pedagógicos, auxiliando no processo educacional de crianças permitirá um desenvolvimento integral dos alunos. Nesta faixa etária, os jogos cooperativos favorecem o desenvolvimento cognitivo (atenção, memória, raciocínio e criatividade); afetivo-social (relações humanas) e o desenvolvimento motor (aspectos biológicos e a aprendizagem de atividades básicas e específicas). Em relação ao referencial trabalhado fica a impressão de que os objetivos variam conforme o período de escolarização. O educador tem nos jogos um forte aliado para desenvolver e fixar conceitos, mas é preciso que seus objetivos se tornem bem claros e dominados pelo professor, para então, a sua aplicação no dia a dia ser eficaz. Conclui-se que, na realidade, muitos problemas de reeducação jamais se delineariam caso, junto à leitura, escrita e matemática, uma parte do horário escolar fosse dedicado à educação psicomotora, utilizando o movimento associado com exercícios gráficos e de manipulação como principal recurso educativo.
Descrição: CALDAS, Eryka Kelly Silva. Psicomotricidade como recurso de desenvolvimento na educação infantil. 2006. 60f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37526
Aparece nas coleções:EPUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_ekscaldas.pdf355,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.