Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37522
Tipo: | TCC |
Título: | A relação entre o brincar e o ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Barbosa, Bruna Belém |
Orientador: | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
Palavras-chave: | Ensino aprendizagem;Brincadeira |
Data do documento: | 2007 |
Citação: | Barbosa, B. B.; Ciasca, M. I. F. L. (2007) |
Resumo: | presente trabalho trata sobre a relação entre o brincar e o ensino-aprendizagem. A evolução do brincar em algumas diferentes perspectivas será mostrada no início do trabalho. Também na primeira parte deste trabalho, procurar-se-á traçar a relação da criança e o brincar na pré-escola, mostrando que nessa atividade a criança desenvolve sua inteligência, aprendendo progressivamente a representar simbolicamente sua realidade de forma dinâmica, criativa e prazerosa. Caracterizar-se-á o brincar como recurso de desenvolvimento. A intencionalidade do brincar é veículo fundamental que revela a infância com sua autenticidade de atitudes, tornando-se assim uma forma privilegiada de desenvolvimento e apropriação do conhecimento. Nessa perspectiva dispõe-se a discorrer sobre o brincar e vê-lo como contribuinte favorável para a desenvolvimento infantil. [...] |
Descrição: | BARBOSA, Bruna Belém. A relação entre o brincar e o ensino-aprendizagem. 2007. 84f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37522 |
Aparece nas coleções: | EPUFC - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_bbbarbosa.pdf | 702,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.