Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37379
Title in Portuguese: Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo
Author: Paula, Ana Teresa Silva de
Advisor(s): Forte, Elaine Cristina Forte
Keywords: Letramento
Alfabetização
Educação Infantil
Literacy
Alphabetization
Issue Date: 2015
Citation: Paula, A. T. S.; Forte, E. C. F. (2015)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo geral investigar os letramentos envolvidos na aprendizagem da escrita na pré-escola, tendo em vista as competências a serem desenvolvidas segundo as diretrizes legais, bem como as atividades direcionadas para essa etapa de ensino. O sujeito participante desta pesquisa foi uma professora que atua na Educação Infantil. Para o alcance de nosso objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de campo e uma análise das competências a serem trabalhadas nessa etapa de ensino, de acordo com as diretrizes legais. Para fundamentar teoricamente nosso estudo, utilizamos os trabalhos de estudiosos renomados na área da educação e da linguagem como Freire (1989), Tfouni (1995), Kleiman (1995), Soares (2009) e Rojo (2012). Os dados mostram que as práticas de usos sociais de leitura e escrita são oportunizadas às crianças em vários momentos durante as atividades desenvolvidas em sala de aula. Além disso, observamos que os letramentos envolvidos na aprendizagem da escrita na pré-escola encontram-se em consonância com as concepções teóricas em vigor. Nesse sentido, concluímos que os nossos objetivos foram alcançados diante das evidências dos dados analisados.
Abstract: The present work aims, in general, to investigate literacy processes involved on the learning of writing in pre-school, considering the skills to be developed according to legal guidelines, as well as the activities targeted to this teaching stage. The participating subject of this research was a teacher that works in Childhood Education. To reach our goal, we developed a field research and an analysis of the skills to be developed on this teaching stage, according to the legal guidelines. To theoretically support our study, we used the works of some renowned researches on the educational and language field, like Freire (1989), Tfouni (1995), Kleiman (1995), Soares (2009) and Rojo (2012). The data show that the social practices of reading and writing are offered to the children in several moments during the activities developed in classroom. Besides, we observed that the literacy processes involved on the writing learning in pre-school are in line with the theoretical conceptions in force. This way, we concluded that our goals were reached before the evidences and data analyzed.
Description: PAULA , Ana Teresa Silva de. A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo. 2015. 38f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37379
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EDEI - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_atspaula.pdf297,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.