Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37304
Title in Portuguese: Rotina na educação: contribuição no desenvolvimento e autonomia da criança
Author: Barroso, Maria Neila Gomes
Advisor(s): Frota, Ana Maria Monte Coelho
Keywords: Educação Infantil
Rotina
Desenvolvimento
Development
Autonomy
Issue Date: 2012
Citation: Barroso, M. N. G.; Frota, A. M. M. C. (2012)
Abstract in Portuguese: Este trabalho apresenta e discute os aspectos relacionados à Rotina na Educação Infantil: Uma contribuição no desenvolvimento e autonomia da criança. Justifica-se o presente estudo pelo propósito ainda de fazer um registro de como se encontra a instituição de Educação Infantil no sistema de ensino atual, mostrando que a criança possui uma natureza singular, que a caracteriza como um ser de sensibilidade aguçada, que pensa o mundo de uma maneira particular e se identifica através das relações mais próximas. O objetivo geral é identificar e analisar o papel da rotina no desenvolvimento da autonomia da criança. Os objetivos específicos visam: delinear os elementos que o professor leva em consideração na elaboração da rotina da Educação Infantil; analisar a rotina das crianças numa turma de Educação Infantil e descrever a concepção do professor sobre a rotina nas salas de aula de Educação Infantil. A abordagem teórica tem respaldo nas concepções de Aguiar (2003), Cerizara (1999), Cury (2003), Machado (2000), Piaget (1990), Vygotsky (1998) dentre outros estudiosos que tratam do assunto. O procedimento metodológico com abordagem qualitativa caracteriza-se por meio de uma revisão da literatura e uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE através de uma entrevista junto aos docentes da escola em questão.
Abstract: This paper presents and discusses aspects related to Routine Childhood Education: A contribution to the development and child´s autonomy. It is justified by the purpose of this study yet to make a record of how the institution of early childhood education in the education system today, showing that the child has a unique nature, which characterizes it as a being of heightened sensitivity, thinks that the world in a particular way and is identified through closer relations. The overall goal is to identify and analyze the role of routine in the development of children's autonomy. The specific objectives are to: outline the elements that the teacher takes into account in drafting the routine Childhood Education; analyze the routine of children in a kindergarten class and describe the design of the teacher on the routine in the classrooms of kindergarten. The theoretical approach has the backing conceptions Aguiar (2003), Cerizara (1999), Cury (2003), Machado (2000), Piaget (1990), Vygotsky (1998) among other scholars dealing with the matter. The methodological approach with a qualitative approach is characterized through a literature review and a field research conducted in a public school in the municipal school of Fortaleza- CE through an interview with the teachers of the school in question
Description: BARROSO, Maria Neila Gomes. Rotina na educação: contribuição no desenvolvimento e autonomia da criança. 2012. 49f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37304
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_mngbarroso.pdf337,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.