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Title in Portuguese: Avanços e entraves no atendimento educacional especializado (AEE) na educação infantil: um estudo de caso a partir dos discursos dos professores.
Author: Moreira, Fernanda Maia
Advisor(s): Silva, Camila Barreto
Keywords: Educação Infantil
Atendimento Especializado
Educação Inclusiva
Educação da Criança
Issue Date: 2012
Citation: Moreira, F. M.; Silva, C. B. (2012)
Abstract in Portuguese: A nossa maior riqueza está nas pessoas que podem ajudar a sociedade a evoluir na forma: social, ambiental, cultural, economicamente e intelectual. Portanto, este trabalho teve por objetivos investigar os principais avanços e entraves no atendimento educacional especializado da educação infantil em uma escola da rede Municipal do Crato, bem com, identificar a concepção dos professores quanto à inclusão de crianças com deficiência na escola comum a partir do discurso desses profissionais. Para realizar esta pesquisa usou-se uma abordagem qualitativa, ocasião propícia ao entendimento do assunto abordado por meio da locução dos envolvidos no processo do AEE. A base teórica fundamenta-se nos estudos sobre AEE de diversos autores; e descreve as fases de execução do projeto, suas limitações, possibilidades e necessidades, bem como os resultados e os instrumentos para obtenção dos dados da pesquisa. O principal instrumento para aferir a opinião dos professores pesquisados foi a aplicação de um questionário com quatro professores, sendo dois que trabalham na sala comum e dois que trabalham na sala de AEE. da escola, em exercício no ano de 2012. Entre outros dados, o estudo revelou que, apesar de adeptos à proposta de inclusão, os professores. não se acham preparados para lidar com a diversidade do alunado presente em uma classe inclusiva. Os dados nos fazem refletir, principalmente a partir das dificuldades elencadas pelos professores, o ideal é propor, juntamente com os profissionais da escola, alternativas pedagógicas pautadas no desejo de construir um trabalho que contribua efetivamente para a transformação das condições de vida e educação deste grupo de sujeitos historicamente segregados e excluídos. Com isso o presente trabalho pode contribuir com a evolução do AEE nas escolas do Crato - CE, a partir da avaliação das condições de atendimento ofertada pelas escolas do ponto de vista dos professores envolvidos neste processo. Em função dos dados coletados pode-se verificar que nenhuma escola tem as sala do tipo II instalada, e que a maioria das escolas não tem sua sala de AEE funcionando em espaço plenamente adequado às exigências do MEC. Outro ponto a ser trabalhado é a ansiedade dos professores quanto à necessidade de atualização para trabalharem com crianças com deficiência, a partir de suas falas verifica-se que este é um dos pontos fortes a limitar o desempenho profissional destes professores no atendimento educacional especializado.
Abstract: Our greatest asset is the people who can help society evolve as: social, environmental, cultural, economic and intellectual. Therefore this study aimed to investigate the main advances and obstacles in specialized educational services from kindergarten in a school in Crato-Ceara State, as well as identify conceptions of teachers regarding the inclusion of children with disabilities in regular schools from the speech of these professionals. To conduct this research we used a qualitative approach to understanding auspicious occasion of the subject through the utterance of those involved in the process of ESA. The theoretical basis is based on studies of ESA from some authors, and describes the stages of the project, its limitations, possibilities and needs, as well as the results and the means used to obtain research data. The main instrument to gauge the views of teachers surveyed was the application of a questionnaire with four teachers, two who work in the common room and two room working on ESA. school in the year 2012. Among other data, the study revealed that although the proposal to include supporters, teachers. are not prepared to deal with the diversity of the students in this inclusive classroom. The data make us reflect, mainly from the difficulties pointed out by the teachers, the ideal is proposed, along with school professionals, pedagogical alternatives grounded in the desire to build a work that effectively contributes to the transformation of living conditions and education of this group subject of historically segregated and excluded. Therefore this study can contribute to the evolution of ESA schools from Crato - CE, based on the evaluation of conditions of service offered by schools from the point of view of the teachers involved in this process. Depending on the data collected can be seen that no school has room type II installed, and that most schools do not have your room working on ESA space fully adequate to the demands of the MEC. Another point to be worked on is the anxiety of teachers on the need to update to work with children with disabilities, from their statements it appears that this is one of the strengths limit the professional performance of teachers in specialized educational services.
Description: MOREIRA, Fernanda Maia. Avanços e entraves no atendimento educacional especializado (aee) na educação infantil: um estudo de caso a partir dos discursos dos professores. 2012. 70f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37299
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEI - Monografias

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