Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37291
Title in Portuguese: Família e instituição de educação infantil: uma parceria imprescindível
Author: Gouveia, Maria Nilza Silva
Advisor(s): Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Keywords: Relação
Instituição de Educação Infantil
Família
Relationship
The institution of early childhood education.
Issue Date: 2012
Citation: Gouveia, M. N. S.; Cruz, R. C. A. (2012)
Abstract in Portuguese: Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa realizada em uma Instituição de Educação Infantil, localizada na cidade do Crato-CE. O objetivo da pesquisa foi analisar a importância da relação entre a instituição de Educação Infantil e as famílias das crianças na perspectiva de professores e pais. Através da abordagem qualitativa, os dados foram levantados por meio de entrevistas no intuito de conhecer a situação atual da instituição de educação infantil pesquisada no que se refere à sua relação com as famílias das crianças que atende. O trabalho realizado mostra que os professores e os pais da instituição concebem a parceria entre instituição e família como fundamental, entretanto, existe, de acordo com os mesmos, poucas oportunidades de situações que promovam essa interação. A partir desse ponto, percebeu-se que às vezes falta criatividade da instituição de educação infantil em oferecer eventos que aproximem os pais das suas atividades, em horários que possibilitem as suas presenças. A família é aqui concebida pelos professores entrevistados como uma grande parceira no desenvolvimento educacional das crianças e estas por sua vez comungam do mesmo pensamento. Ainda é feita algumas referências em relação a uma creche comparando-a com as famílias e as professoras no que diz respeito às semelhanças.
Abstract: This work is a qualitative research performed in a children's Institution, located in the city of Crato-CE. The goal of the research was to analyze the importance of the relationship between the institution of early childhood education and the families of the children in the perspective of teachers and them parents. Through the qualitative methodology, the data were collected through interviews in order to know the current situation of education investigated with regard to their relationship with the families of the children who attend. The work shows that teachers and parents of the institution design partnership between institution and family as crucial, however, there is, according to the, few opportunities to situations that promote this interaction. From that point, it was realized that sometimes lack creativity in early childhood institution offering events that bring parents to their activities, at times allowing their presences. The family is here conceived by teachers as a major partner in the educational development of children, and these in turn share the same thought. It made some references to a kindergarten comparing it to families and teachers with regard to similarities. Keywords: Family.
Description: GOUVEIA, Maria Nilza Silva. Família e instituição de educação infantil: uma parceria imprescindível. 2012. 49f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37291
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_mnsgouveia.pdf379,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.