Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37082
Title in Portuguese: O Curso de especialização em educação infantil na perspectiva dos professores, diretores e coordenadores pedagógicos cursistas do Polo ee Sobral
Author: Paula, Cátia Alcântara de
Advisor(s): Sales, Sinara Almeida da Costa
Keywords: Formação
Criança
Educação Infantil
Issue Date: 2012
Citation: P. C. A.; Sales, S. A. C. (2012)
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva dos professores, diretores e coordenadores pedagógicos cursistas do polo de Sobral, sobre o Curso de Especialização em Educação Infantil ofertado pela Universidade Federal do Ceará. Especificamente, pretendeu-se caracterizar a formação, identificar que aspectos dessa formação as cursistas acreditam que mais influenciam o seu trabalho e as razões para tal, identificar os principais desafios enfrentados pelas cursistas para colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso. Considerando que as perspectivas são ideias constituídas na experiência de vida dos sujeitos e em suas relações com o meio, e que neste encontra-se a formação recebida, este trabalho se apoiou nos pressupostos teóricos de Formosinho – sobre a profissionalidade específica da educação de infância e os estilos de interação adulto/criança –, de Cruz – com suas reflexões acerca da formação do educador infantil –, de Dantas – com suas considerações sobre o educador poliglota –, e ainda de Machado – com seu trabalho sobre a formação profissional para a educação infantil. A metodologia consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas, feitas com quatro cursistas da Especialização em Educação Infantil, tendo como ponto principal suas concepções sobre os questionamentos investigados. Analisando o material coletado ficou claro na concepção das cursistas a ideia de que a especialização em educação infantil constituiu-se um espaço de valorização e reconhecimento do papel do professor de educação infantil, auxiliando no fortalecimento de uma pedagogia da infância e na formação de profissionais capazes de transformar a vida de uma criança. A concepção sobre a caracterização do curso é de um curso bem estruturado em que tinha a criança, a infância e a educação infantil como temas principais, sendo considerado importante para o aprendizado, um ponto de reflexão e mudança, e principalmente uma ponte entre teoria e prática, que transformou a vida profissional das cursistas bem como suas vidas pessoais. Os desafios também estão na concepção das cursistas, mas poderão ser vencidos com esforço e trabalho e principalmente apoiado no objetivo principal de seu trabalho, a criança. O curso foi uma busca das cursistas em tornarem-se profissionais melhores para atender melhor as crianças de suas instituições de educação infantil.
Description: PAULA, Cátia Alcântara de. O Curso de especialização em educação infantil na perspectiva dos professores, diretores e coordenadores pedagógicos cursistas do Polo de Sobral. 2012. 52f. – TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37082
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_capaula.pdf403,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.