Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37079
Tipo: TCC
Título: A concepção das professoras de pré-escola sobre a prática desenvolvida pela sme de sobral para avaliar as crianças na educação infantil
Autor(es): Pereira, Iara Maria
Orientador: Costa, Sinara Almeida da
Palavras-chave: Avaliação;Educação Infantil;Professoras de Educação Infantil
Data do documento: 2012
Citação: Pereira, I. M.; Costa, S. A. (2012)
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é compreender o que as professoras de pré-escola pensam sobre a avaliação na Educação Infantil, procurando entender, também, quais suas percepções sobre a prática desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Sobral para avaliar as crianças da Educação Infantil. Os objetivos específicos são: caracterizar a prática desenvolvida pela SME de Sobral para avaliar as crianças da Educação Infantil; analisar as concepções das professoras sobre criança e Educação Infantil; entender as concepções das professoras da pré-escola sobre a avaliação na Educação Infantil e compreender a opinião das professoras sobre a prática utilizada pela SME para avaliar as crianças na Educação Infantil. O estudo pautou-se nas ideias de autores como Hoffmann (2003), Bassedas, Huguet, Solé (1999) e Zabalza (2010). A metodologia constou da realização de entrevistas com duas professoras, sendo uma de um Centro de Educação Infantil e outra de uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, do município de Sobral. De acordo com as análises, as professoras percebem a avaliação na Educação Infantil como semelhante àquela realizada no ensino fundamental, desconsiderando as especificidades da educação de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos. Observamos, ainda, a contradição entre os instrumentos utilizados pela SME de Sobral para avaliar as crianças da Educação Infantil e os objetivos desta primeira etapa da Educação Básica. Tendo em vista a influência da SME nas práticas docentes, percebemos incoerência entre as tendências pedagógicas assumidas e as práticas de avaliação relatadas pelas professoras. Ao levar em consideração que as políticas públicas de Educação Infantil devem desenvolver ações no sentido de contribuir para a construção da identidade dessa primeira etapa da Educação Básica, este estudo aponta para a necessidade de que o município reveja suas práticas avaliativas. Palavras-chave:
Descrição: PEREIRA, Iara Maria. A concepção das professoras de pré-escola sobre a prática desenvolvida pela sme de sobral para avaliar as crianças na educação infantil. 2012. 53f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37079
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_impereira.pdf373,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.