Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37071
Tipo: | TCC |
Título: | O sentido dado pelos professores às atividades com música na educação infantil |
Autor(es): | Almeida, Rita Maria de |
Orientador: | Rocha, Nara Maria Forte Diogo |
Palavras-chave: | Música e Sentido;Educação Infantil;Ensino-Aprendizagem |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | Almeida, R. M.; Rocha, N. M. F.D. (2012) |
Resumo: | O presente trabalho apresenta como objeto de estudo o sentido dado pelos professores às atividades com o uso da música na educação infantil, sabendo-se que estas atividades escolares com a música fazem, atualmente, parte do currículo escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 11. 769/08, posto que a mesma estabeleça como sendo obrigatório o trabalho com a música na Educação de maneira geral. A fim de entender melhor como se daria este trabalho com as crianças dentro das instituições escolares, assim fora realizada entrevistas utilizando-se como meio de instrumento a vídeogravação. Para este processo foram selecionados um professor e uma professora, ambos atuantes em uma escola de Educação Infantil da rede pública do município de Graça/CE escolhidos para este fim. Posteriormente foram avaliadas as suas experiências em sala confrontando-se às respostas obtidas nas respectivas perguntas e o método pedagógico aplicado por cada professor em questão. Conforme os dados obtidos ao longo da pesquisa, os resultados apresentados indicaram que ainda pouco se sabe quanto à integração do uso da música e sua importância. Constatou-se que, o uso da música se faz de suma importância no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, podendo sim ser utilizado como meio pedagógico favorável e prazeroso quanto recurso metodológico, posto que, possibilite às crianças expressarem seus sentimentos e emoções; liberar sensações e energias favorecendo e facilitando a aprendizagem e seu conhecimento cultural. PALAVRAS-CHAVES: |
Descrição: | ALMEIDA, Rita Maria de. O sentido dado pelos professores às atividades com música na educação infantil. 2012. 64f. –TCC (Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade De Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37071 |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mralmeida.pdf | 484,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.