Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37010
Tipo: TCC
Título: Centro de tecnologia e pesquisa ambiental
Autor(es): Gonçalves, Nara Sales
Orientador: Oliveira, Joaquim Aristides de
Palavras-chave: Educação Ambiental;Arquitetura Sustentável;Bioclimática;Eficiência Energética;Centro de Pesquisa Ambiental
Data do documento: Fev-2013
Citação: GONÇALVES, N. S. Centro de tecnologia e pesquisa ambiental. 2013. 25 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Recentemente, as preocupações ambientais têm ganhado grande importância em diversos âmbitos da sociedade e, com ela, surgem novos termos e conceitos cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ecológico e educação ambiental são alguns desses exemplos de palavras cada vez mais comuns. Neste trabalho, são buscadas as definições desses conceitos para analisa-los em sua vertente social e econômica afim de compreender suas dimensões de abrangência e capacidade de mudança. Sendo o resultado de um rebatimento direto dos avanços e das ideologias de uma sociedade, a arquitetura também passa por um processo de reavaliação e introdução de novos paradigmas. As palavras de ordem agora são redução, reúso e reciclagem. A arquitetura sustentável se volta para a economia de materiais e recursos; redução de demanda energética, de tempo de obra, de produção de resíduos; redução de impactos no meio ambiente; reuso e reciclagem de materiais. As formas de se atingir esses objetivos é o que vão caracterizar as diretrizes desses projetos sustentáveis, estejam eles direcionados a um novo tipo de gestão, ao uso de novas tecnologias ou a introdução de técnicas e princípios de projeto que contribuam para o correto desenvolvimento da obra.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37010
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_nsgonçalves.pdf146,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.