Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37000
Tipo: TCC
Título: Perfil do policial civil do Estado do Ceará: uma análise com base em uma pesquisa de survey
Autor(es): Coutinho, Marylane Menezes
Orientador: Carvalho Júnior, Raimundo de Araújo
Palavras-chave: Chefatura de Polícia;Segurança Pública;Delegacias
Data do documento: 2008
Citação: Coutinho, M. M.; Carvalho Júnior, R. A.(2008)
Resumo: A atividade policial, nos últimos anos, tem sido uma das mais cobradas pelos cidadãos, ora como resposta ao crescente número da violência, ora pelo fato de algum de seus membros cometerem atos ligados à corrupção, erros ou abuso de autoridade, e que logo vira a principal manchete da imprensa jornalística escrita e falada. Isso provoca na sociedade uma sensação de insegurança, associada a falta de direitos básicos, tais como desemprego, falta de moradia digna, escassez de alimentos, baixa renda e educação de baixo nível. Tudo isso cria uma perspectiva de violência para toda a sociedade. Na outra ponta, os policiais têm salários baixos, estão desmotivados, as condições de trabalho, em algumas vezes, põem em risco sua própria vida e as ferramentas de trabalho nem sempre lhes são favoráveis. Todas essas situações apontam para uma realidade concreta: a de que a Segurança Pública ainda está muito distante dos reais interesses do cidadão e, porque não dizer, dos próprios policiais. Esta pesquisa monográfica tem como objetivo traçar o perfil do policial civil do Estado do Ceará. A metodologia utilizada no trabalho constou de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta realizada com 241 Policiais Civis. Na pesquisa de campo foi utilizado como instrumento um questionário. A análise das várias opiniões colhidas nas respostas dos questionários nos faz concluir que a visão do profissional da polícia judiciária cearense sobre a instituição ao qual está vinculado é bem mais problemática do que o exposto na mídia ou para a população. Palavras-chaves:
Descrição: COUTINHO, Marylane Menezes. Perfil do policial civil do Estado do Ceará: uma análise com base em uma pesquisa de survey. 2008. 83f.- TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública, Fortaleza (CE), 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37000
Aparece nas coleções:ECDHSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_mmcoutinho.pdf903,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.