Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36994
Tipo: TCC
Título: A integração das instituições de Segurança Pública no Estado do Ceará
Autor(es): Moura, José Edval Fernandes de
Orientador: Almeida, Rosemary de Oliveira
Palavras-chave: Integração;Segurança Pública;Unificação
Data do documento: 2008
Citação: Moura, J. E. F.; Almeida, R. O. (2008)
Resumo: Esse estudo tem como objetivos avaliar, compreender e traçar alternativas para a integração das forças de segurança pública no Estado do Ceará, além de buscar visualizar essas estruturas técnico-operacionais das polícias no âmbito nacional e como se comportam nesse novo cenário. Sabe-se que as experiências de integração são etapas para a unificação das instituições policiais, que é um passo maior a ser dado pelos agentes condutores da gestão pública e do legislativo, em nosso país. Trata-se de um estudo que acompanha a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, da Polícia Militar do Estado do Ceará e da Polícia Civil do Estado do Ceará junto à comunidade cearense que é público alvo da recepção dos serviços emanados desses agentes de segurança. A tentativa é de avaliar o saldo dessa nova e árdua tarefa de integrar as instituições de segurança no Estado, sabendo que os obstáculos existem, todavia o esforço para superá-los existe e exige grande responsabilidade. Neste sentido, permeia também a discussão, a avaliação da situação do agente de segurança, no que diz respeito a expectativa salarial, promocional, educacional e as condições mínimas para o desenvolvimento das atividades operacionais a que está sujeito. Por fim, pretende-se contribuir através do conhecimento e da cooperação mútua, procedimentos compartilhados que possam atender os anseios de todos os envolvidos com essa matéria complexa, que é prestar segurança para todos com qualidade e sem distinção de raça, cor, sexo ou condição social e, assim, incentivar na promoção de debates, encontros e seminários, com governantes, políticos, operadores de segurança pública, dirigentes sindicais, representantes de classe, conselhos comunitários e todos os cidadãos interessados em fomentar a promoção de políticas públicas sérias para o combate ao crime e suas mais diferentes vertentes dentro de nossa sociedade. Conclui-se com a perspectiva de que ações e projetos vindouros no campo das políticas de segurança pública estão em alta e poderão trazer para a sociedade o que ela mais almeja: a "PAZ".
Descrição: MOURA, José Edval Fernandes de. A integração das Instituições de Segurança Pública no Estado do Ceará. 2008. 60f.- TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública, Fortaleza (CE), 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36994
Aparece nas coleções:ECDHSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_jefmoura.pdf302,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.