Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36956
Tipo: TCC
Título: Eficácia do conhecimento na gestão pública
Autor(es): Queiroz, Joel da Silva Barreira de
Orientador: Moreira, Márcia Zabdiele
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Modelos da administração pública
Data do documento: 2017
Citação: QUEIROZ, Joel da Silva Barreira de. Eficácia do conhecimento na gestão pública. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.
Resumo: A presente pesquisa busca investigar como os gestores de uma organização pública encaram a gestão do conhecimento, bem como a contribuição da mesma para a implementação do modelo gerencial e na melhoria do desempenho no serviço público, além disso esse estudo busca conhecer a opinião de gestores sobre a importância da gestão do conhecimento, bem como a maneira de administração do mesmo. Para isso, foi aplicada uma entrevista semiestruturada com dois gestores de um órgão da Administração pública federal a fim de analisar o conteúdo das entrevistas e buscar resposta para o problema de pesquisa. Essa pesquisa se classifica como descritiva, pois visa descrever a visão dos gestores sobre a gestão do conhecimento e exploratória, já que busca se aproximar e conhecer mais o problema. Além de bibliográfica, pois o estudo foi baseado em um levantamento teórico de materiais que abordam os assuntos estudados na pesquisa. Por fim, constatou-se que os gestores veem no conhecimento um grande recurso para a melhoria do desempenho, embora as ações da instituição não demonstre essa visão. Além disso, verifica-se que a gestão do conhecimento não tem acompanhado a evolução para o modelo gerencial e que é necessário um maior alinhamento das políticas de treinamento e desenvolvimento (T&D) e de gestão do conhecimento com os objetivos estratégicos da organização e com o modelo gerencial.
Resumen: La presente investigación busca investigar cómo los gestores de una organización pública encaran la gestión del conocimiento, así como la contribución de la misma para la implementación del modelo gerencial y en la mejora del desempeño en el servicio público, además este estudio busca conocer la opinión de gestores sobre la importancia de la gestión del conocimiento, así como la forma de administración del mismo. Para ello, se aplicó una entrevista semiestructurada con dos gestores de un órgano de la Administración pública federal a fin de analizar el contenido de las entrevistas y buscar respuesta al problema de investigación. Esta investigación se clasifica como descriptiva, pues pretende describir la visión de los gestores sobre la gestión del conocimiento y exploratoria, ya que busca acercarse y conocer más el problema. Además de bibliográfica, pues el estudio se basó en un levantamiento teórico de materiales que abordan los asuntos estudiados en la investigación. Por último, se constató que los gestores ven en el conocimiento un gran recurso para la mejora del desempeño, aunque las acciones de la institución no demuestran esa visión. Además, se verifica que la gestión del conocimiento no ha acompañado la evolución hacia el modelo gerencial y que es necesario un mayor alineamiento de las políticas de entrenamiento y desarrollo (T & D) y de gestión del conocimiento con los objetivos estratégicos de la organización y con el modelo gerencial.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36956
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_jsbqueiroz.pdf244,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.