Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36923
Tipo: TCC
Título: Food trucks sob perspectiva de inovação e competitividade: um estudo de caso múltiplo na cidade de Fortaleza-Ce
Autor(es): Silva, Priscila Kilvia Araújo da
Orientador: Silva Filho, José Carlos Lázaro da
Palavras-chave: Estratégia;Inovação;Competitividade;Food truck
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Priscila Kilvia Araújo da. Food trucks sob perspectiva de inovação e competitividade: um estudo de caso múltiplo na cidade de Fortaleza-Ce. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.
Resumo: As atuais tendências do mercado de consumo apontam sucesso para modelos de negócio que ofereçam praticidade e qualidade nas refeições realizadas fora de casa. Os Food trucks se apresentam, nesse contexto, com uma interessante proposta: oferecendo a possibilidade de ir até o cliente ou estacionar em pontos estratégicos. São pequenos caminhões adaptados para oferecem os mais diversos tipos de opções gastronômicas e agradar públicos bem diferentes. Esse modelo foi se aprimorando e conquistando olhares de diversos empreendedores que visavam ganhar espaço em grandes centros urbanos. Assim, o presente estudo buscou realizar uma análise da compreensão e das estratégias de inovação praticadas por quatro Food truck atuantes na cidade de Fortaleza – CE, no contexto da competitividade existente no mercado. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo, cuja coleta de dados se deu através observação e entrevistas guiadas previamente por um roteiro, mas com liberdade para fazer novos questionamentos. Observou-se que apesar da inovação não ser uma prioridade na realidade desses Food truck e também não ser tão clara no funcionamento do negócio, todos se consideram muito inovadores e acreditam aplicá-la em pelo menos uma área da organização; principalmente no produto oferecido. E é justamente a diferenciação do produto o principal foco e a principal ferramenta para obter diferencial competitivo diante da concorrência. De maneira geral, tais organizações estão conseguindo se manter no contexto em que estão inseridos, criando valor para seus clientes e precisando explorar de maneira mais eficiente seus recursos e competências para sobreviver às exigências impostas pelo mercado da cidade.
Abstract: Current trends in the consumer market point to success for business models that offer practicality and quality in meals outside of home. The Food Trucks are presented in this context with an interesting proposal: offering the possibility of going to the customer or parking at strategic points. They are small trucks adapted to offer the most diverse types of gastronomic options and please very different audiences. This model has been improving and winning glances of diverse entrepreneurs that were meant to gain space in big urban centers. So, the present study sought realize an analysis of the understanding and innovation strategies practiced by four Food Trucks operating in the city of Fortaleza - CE in the context of the competitiveness in the market. The method used was the multiple case study, whose data collection was through observation and interviews previously guided by a script, but with freedom to make new questions. It was noted that while innovation is not a priority in the reality of these Food Trucks and also not so clear in the operation of the business, everyone considers themselves very innovative and believes applying it in at least one area of the organization, especially in the product offered. And it is precisely the product differentiation that is the main focus and the main tool to obtain competitive differential in the face of competition. In general, these organizations are managing to remain in the context in which they are inserted, creating value for their clients and needing to more efficiently exploit their resources and skills to survive the demands imposed by the city market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36923
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_pkasilva.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.