Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36871
Título: A geometria esférica e a distância entre dois pontos do globo na perspectiva do GeoGebra
Título em inglês: The spherical geometry and the distance between two points of the globe in the perspective of GeoGebra
Autor(es): Uchôa, Francisco José Santos
Orientador(es): Nunes, José Valter Lopes
Palavras-chave: Geometria não-Euclidiana
GeoGebra
Ensino Médio
Non-Euclidean geometry
High school
Data do documento: 2018
Citação: UCHÔA, Francisco José Santos. A geometria esférica e a distância entre dois pontos do globo na perspectiva do GeoGebra. 47 f. 2018 Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se por um estudo exploratório e descritivo de natureza qualitativa de delineamento transversal. O período da pesquisa aconteceu no ano 2017 tendo como participantes os alunos de ensino médio de uma escola particular do município de Fortaleza. Objetivou-se promover o ensino aprendizagem a partir de conceitos sobre a geometria esférica de forma dinâmica e contextual, abordando o cálculo da distância entre dois pontos em sua superfície, dados suas coordenadas geográficas latitude e longitude sobre uma modelagem do software Geogebra. Utilizamos como fundamentação teórica diversos autores entre eles STWART 2012, HELLMEISTER 2004, BORBA 2010. Concluiu-se que a utilização do software Geogebra no ensino de Geometria esférica em particular no cálculo da distância entre dois pontos no Globo Terrestre foi satisfatório. Esperamos com esse estudo ter contribuído no processo de ensino e aprendizagem da matemática e especificamente da Geometria Esférica de forma atual e contextualizada.
Abstract: The present work is characterized by an exploratory and descriptive study of a qualitative nature of cross-sectional design. The research period was held in 2017 with the participation of high school students from a private school in the city of Fortaleza. The objective of this study was to promote the teaching of learning from concepts about spherical geometry in a dynamic and contextual way, approaching the calculation of the distance between two points on its surface, given its geographical coordinates latitude and longitude on a Geogebra software modeling. We used as theoretical foundation several authors among them STWART 2012, HELLMEISTER 2004, BORBA 2010. It was concluded that the use of Geogebra software in the teaching of spherical geometry in particular in calculating the distance between two points in the Terrestrial Globe was satisfactory. We hope that this study has contributed in the teaching and learning process of mathematics and specifically of Spherical Geometry in a current and contextualized way.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36871
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_fjsuchoa.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.