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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise da interação de surdos com um aplicativo de realidade aumentada em dispositivos vestíveis para ensino a distância de tarefas manuais
Autor(es): Araújo, Thiago A. C. de
Martins, Francisco Carlos Lobo
Aguiar, Cecília Lis Costa
Palavras-chave: Lei de costas;Falta de habilidade;Oficinas de realidade aumentada;Lack of skills;Remotely oriented workshops
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Sociedade Brasileira de Computação
Citação: ARAÚJO, Thiago A. C. de; MARTINS, Francisco Carlos Lobo; AGUIAR, Cecília Lis Costa. Análise da interação de surdos com um aplicativo de realidade aumentada em dispositivos vestíveis para ensino a distância de tarefas manuais. Soares. Projetando uma aplicação para apoiar o ensino de inglês a partir de uma experiência de uso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 29., Fortaleza, 29 out./01 nov. 2018. Anais... FORTALEZA: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 1123-1132.
Resumo: A chamada "lei de cotas" facilita o acesso ao mercado de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) no Brasil. No entanto, muitas dessas posições permanecem não preenchidas devido à falta de habilidades entre as PcDs. Estamos desenvolvendo cursos voltados para profissões que requerem uma abordagem mais prática, que exigem oficinas orientadas remotamente. Oficinas de realidade aumentada parecem ser uma alternativa interessante uma vez que os usuários podem manter suas mãos livres, recebendo instruções e interagindo com tutores remotos e material didático. Este artigo apresenta os resultados de um experimento com 80 pessoas que utilizaram um objeto de aprendizagem com realidade aumentada com quatro diferentes formas de interação.
Abstract: The so-called "quota law" facilitates access to the job market for Persons with Disabilities (PcD) in Brazil. However, many of these positions remain unfilled due to the lack of skills between PcD. We are developing courses geared towards professions that require a more practical approach, which require remotely oriented workshops. Augmented reality workshops seem to be an interesting alternative since pupils can keep their hands free by receiving instructions and interacting with their tutors who are away. This paper presents the results of an experiment with 80 people who used.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36856
ISSN: 2316-6533
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