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Tipo: TCC
Título: Escola Integral de Ensino Fundamental em Horizonte- Ce
Autor(es): Braga, Leandro de Queiroz Viana
Orientador: Santiago, Zilsa Maria Pinto
Palavras-chave: Arquitetura e Educação;Criatividade;Sala-ambiente;Piaget
Data do documento: 2011
Citação: BRAGA, L. Q. V. Escola Integral de Ensino Fundamental em Horizonte- Ce. 2011. 26 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: Um projeto não é apenas a aplicação de um programa de necessidades em determinado terreno, lidando com legislação e normas, objetivando uma estética ou uma funcionalidade. No caso do projeto de uma escola, é necessário compreender o usuário, quais os objetivos e qual a metodologia que será aplicada. Buscou-se como prioridade o entendimento, no campo da psicologia, dos processos de aprendizagem, para então transformar isto no projeto arquitetônico. Foi estudado o conceito de “esquemas” conforme definido por Piaget, o desenvolvimento da criatividade, a motivação e como os espaços físicos escolares tradicionais, com ênfase na sala de aula e no pátio, interferem nesse processo. A consequência desejada foi o projeto de uma escola que, por sua forma, suas nuances e sua funcionalidade, contribua ativamente no processo de aprendizado, tendo em mente que “aprender” não significa exatamente “estudar”. Diferentes metodologias precisam de diferentes espaços para o ensino, portanto foi pensado um espaço escolar proporcione o uso de vários esquemas distintos e eficientes, abordagens novas. A cidade de Horizonte-CE está experimentando o crescimento mais rápido no estado, e, portanto, precisa de investimentos proporcionais. O investimento em educação é uma exigência conhecida, e bons projetos, consequentes destes investimentos, podem definir o futuro da cidade nos próximos dez ou vinte anos. Com a remoção da Granja São José do Centro da cidade, surgiu a oportunidade de ocupar, conforme desejo dos planejadores, trinta hectares no coração da cidade, entre o centro comercial e o estádio Domingão.
Abstract: A project is not only the implementation of a program needs in a given field, handling legislation and norms, aiming at an aesthetic or functionality. In the case of a school project, it is must be understood the user, goals and what methodology will be applied. Sought as priority an understanding in the field of psychology, of the learning process, and then turn it in architectural design. We studied the concept of "schemes" as defined by Piaget, the development of creativity, motivation and how school traditional physical spaces, with emphasis in the classroom and courtyard, which interfere with this process. The desired result was a project of a school that, by its form, its nuances and its functionality, contribute actively in the learning process, bearing in mind that "learning" does not exactly mean "study." Different spaces require different methodologies for teaching, so it was thought a school environment that gives ammunition to the use of several different schemes and efficient new approaches. The city of Horizonte-CE is experiencing the fastest growth in the state, and therefore needs investment in proportion. Investment in education is a requirement known, and good projects, resulting from these investments, can define the future of the city over the next ten or twenty years. With the removal of the Granja San Jose, located in Downtown, there is a opportunity to occupy, as planners desire, thirty acres in the heart of the city between the mall and Domingão stadium.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36804
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

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