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Tipo: Dissertação
Título: Existe relação entre avaliações diagnósticas no ensino fundamental e médio sobre os resultados do ENEM? análises para as escolas públicas de Fortaleza – CE
Autor(es): Sousa, João Benicio
Orientador: Irffi, Guilherme Diniz
Palavras-chave: Avaliações diagnósticas;Ensino Fundamental e Médio;Exame Nacional do Ensino Médio
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, João Benicio. Existe relação entre avaliações diagnósticas no ensino fundamental e médio sobre os resultados do ENEM? análises para as escolas públicas de Fortaleza – CE. 2018. 41f. - Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: A partir da década de 1990 consolidou-se no Brasil a prática de avaliações diagnósticas permanentes a fim de medir o desempenho dos alunos em determinado momento do ciclo escolar. Contudo, tais instrumentos têm se aprimorado no sentido de retratar informações outras a respeito das escolas e de seus públicos envolvidos. Entre essas avaliações, o Enem, teve sua importância ressaltada nos últimos anos por servir de base para acesso ao Ensino Superior no Brasil, seja através do SiSU, da política de bolsas ou de financiamento estudantil. Com base nisto, este trabalho visa discutir a influência dos rendimentos nas avaliações diagnósticas de 52 escolas estaduais do Ceará em seus resultados alcançados no Enem 2014, para tanto a partir do referido ano fez-se uma escala longitudinal dos resultados dessas escolas nas avaliações realizadas em anos anteriores de acordo com o ano escolar que em geral os alunos estariam. Tal modelo foi estimado pelo método de MQO considerando erro padrão robusto para heterocedasticidade proposto por White (1980). Ademais, buscou-se complementar esse estudo com aspectos relacionados a infraestrutura, características socioeconômicas dos alunos e violência. Os resultados apontam para uma correlação positiva entre o desempenho nas avaliações diagnósticas e o desempenho alcançado no Enem, ratificando o que a literatura aponta sobre a importância dessas avaliações diagnósticas e do uso das informações que as mesmas produzem para o desenho de políticas públicas que gerem melhorias na qualidade educacional do país.
Abstract: Since the 1990s, the practice of permanent diagnostic evaluations has been consolidated in Brazil in order to measure students' performance at a certain point in the school year. However, such instruments have been improved in the sense of portraying other information about schools and their stakeholders. Among these evaluations, the Enem has had its importance highlighted in recent years for serving as a base for access to Higher Education in Brazil, whether through SISU, scholarship policy or student financing. Based on this, this paper aims to discuss the influence of income in the diagnostic evaluations of 52 state schools of Ceará in their results achieved in the Enem 2014, for both from that year a longitudinal scale of the results of these schools were carried out in the evaluations carried out in previous years according to the school year the students would normally be. This model was estimated by the OLS method considering a robust standard error for heteroskedasticity proposed by White (1980). In addition, we sought to complement this study with aspects related to infrastructure and violence. The results point to a positive correlation between the performance in the diagnostic evaluations and the performance achieved in the Enem, confirming what the literature indicates about the importance of these diagnostic evaluations and the use of the information they produce for the design of public policies that generate improvements educational quality of the country.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36780
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