Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36745
Title in Portuguese: Formação de tradutores e tradutoras: reflexões sobre a aplicação de uma atividade de tradução, a partir de uma abordagem socioconstrutivista, no contexto de uma universidade brasileira
Author: Alves, Daniel Antônia de Sousa
Nascimento, Cristiane Bezerra do
Costa, Priscilla
Keywords: Estudos da tradução
Formação de tradutores e tradutoras
Education of translators
Socio-constructivist approach
Issue Date: 2018
Publisher: Revista de Letras
Citation: Alves, D. A. S.; Nascimento, C. B.; Costa, P. (2018)
Abstract in Portuguese: Este artigo pretende contribuir para as discussões sobre abordagens de ensino na formação de tradutores e tradutoras ao analisar a aplicação do modelo socioconstrutivista proposto por Kiraly (2000) no contexto de uma universidade pública brasileira. São aqui narradas as experiências de uma disciplina de prática de tradução para a língua inglesa, do curso de Bacharelado em Tradução da Universidade Federal da Paraíba – na qual um grupo de seis estudantes realizou a tradução para a língua inglesa do conto ‘A Cartomante’, de Machado de Assis –, e são apresentadas percepções e avaliações de duas das discentes envolvidas na disciplina. Ao associar as percepções discentes com o relato de experiência, este trabalho se alinha à ideia de Kiraly (2000) sobre a importância de se cultivar um ambiente de diálogo entre formadores/as, administradores/as e estudantes e de, assim, buscar a criação de uma cultura de inovação que tenha como principal foco a constante busca pelo conhecimento.
Abstract: This article intends to contribute to the discussions about teaching approaches in the training of pre-service translators while analyzing the application of the socio-constructivist model proposed by Kiraly (2000) into the context of a Brazilian public university. This is a description of the experiences of a translation exercise class, offered by the Bachelor’s degree in Translation from the Federal University of Paraíba – during which a group of six students carried out the translation into English of Machado de Assis’ short story ‘A Cartomante’, - and the perceptions and evaluations of two of the students involved in the course are presented. By integrating the student’s perceptions in the experience report, this work is aligned with Kiraly’s (2000) view on the importance of cultivating a dialogue among teachers, administrators and students, thus fomenting the development of a culture of innovation whose main focus is the constant search for knowledge.
Description: ALVES, Daniel Antônio de Sousa; NASCIMENTO, Cristiane Bezerra do; COSTA, Priscilla. Formação de tradutores e tradutoras: reflexões sobre a aplicação de uma atividade de tradução, a partir de uma abordagem socioconstrutivista, no contexto de uma universidade brasileira. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 37, p. 139-150, jan./jun.2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36745
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2358-4793 (online)
0101-8051 (impresso)
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_dasalvescbnascimento.pdf891,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.