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Tipo: Dissertação
Título: Extensão universitária: o panorama do Instituto Federal do Ceará
Autor(es): Sousa, José Elieudo Nascimento de
Orientador: Crisóstomo, Vicente Lima
Palavras-chave: Ensino Superior;Extensão Universitária;IFCE
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, José Elieudo Nascimento. Extensão universitária: o panorama do Instituto Federal do Ceará. 2018.156f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: A ideia de Extensão Universitária que atualmente está em vigor no Brasil, nasceu a partir da Reforma Universitária de 1968, quando a organização do Ensino Superior brasileiro passou a tomar como referência o Modelo Norte-americano. Em tal configuração, o Ensino Superior é concebido sob a tríade ensino-pesquisa-extensão. Os dois primeiros elementos estão bem definidos e alocados dentro da estrutura educacional, entretanto o terceiro deles não goza da mesma condição. Assim sendo, abordando o conceito de Extensão Universitária e inserindo-o dentro do modelo vigente no país, o presente estudo objetiva desenhar um panorama global das ações de Extensão do Instituto Federal do Ceará (IFCE) identificando os campi mais atuantes na comunidade em seu entorno, fazendo uso da estatística descritiva e do coeficiente de correlação de Pearson. A escolha pelo IFCE se deu pelo fato deste ser uma instituição centenária, mas relativamente nova na oferta de ensino superior, além de ser a maior em número de campi no Ceará a promover ações de Extensão, alcançando todas as 14 macrorregiões do estado. Os resultados mostram que, dentre os quatro tipos de ações desenvolvidas pelo Instituto Federal do Ceará - cursos, eventos, programas e projetos - a maior concentração é de projetos, sendo estes responsáveis por 41,67% das 1.008 ações cadastradas na Pró-reitoria de Extensão até julho de 2017. Os eventos representam 33,43%, enquanto que os cursos são 19,54%, seguidos pelos programas que correspondem a 5,36%. Já em relação às 9 áreas temáticas de atuação – Comunicação, Cultura, Desporto, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho – ações da área Educação são predominantes, representando 40,77% de toda a Extensão do IFCE. As análises mostram ainda que, das 29 unidades analisadas, o Campus de Limoeiro do Norte se destaca em número de ações, fazendo do Vale do Jaguaribe, com 166 ações, a macrorregião cearense com maior quantidade de ações de Extensão. Em seguida vem a macrorregião Grande Fortaleza com 119 e Sertão de Canindé com 90 ações. Na outra extremidade temos Sertão dos Crateús e Sertão dos Inhamuns, com 17 e 23 ações respectivamente. Os dados evidenciam um acentuado crescimento da Extensão no IFCE, a partir de 2014, impulsionada principalmente pelo número de alunos e servidores da Instituição.
Abstract: The idea of University Extension that developed in Brazil was born of the University Reform of 1968, when the organization of higher education began to take as reference the North American Model. In this configuration, Higher Education is ruled for a teaching-research-extension triad. The first two elements are well defined and allocated within the educational structure, however the third is not equal. Thus, addressing the concept of University Extension and completeness within the scope of validity in the country, the present study aims at a global overview of the Extension Actions of the Instituto Federal do Ceará (IFCE), identifying the fields of action in the community in its surroundings, making use of Descriptive Statistics and Pearson's Correlation Coefficient. The choice of the IFCE was because it is a centennial institution, although it is more relevant in terms of extension, reaching all 14 macro regions of the state. The results show that among the four types of action to be launched by the Instituto Federal do Ceará - courses, events, programs and projects - greater are the projects, being responsible for 41.67% of the 1,008 actions registered in Pro-rectory of Extension until July 2017. The events present 33.43%, while the courses are 19.54%, followed by programs that correspond to 5.36%. Already published in 9 thematic areas of action - Communication, Culture, Sport, Human Rights and Justice, Education, Environment, Health, Technology and Production - Education work are predominant, representing 40.77% of all Extension do the IFCE. The analyzes also show that, of the 29 analyzed units, the Campus of Limoeiro do Norte is champion in number of actions. The Vale do Jaguaribe one, with 166 actions, is a macroregion of Ceará with a greater number of extension actions. Next comes a macroregion Grande Fortaleza, with 119, and Sertão de Canindé with 90 actions. At the other end are Sertão dos Crateús and Sertão dos Inhamuns, with 17 and 23 actions, respectively. The research shows a strong growth of the Extension in the IFCE, since 2014, driven mainly by the number of students and employees of the Institution.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36636
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