Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36630
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha de Gramsci, marxismo e revisionismo
Autor(es): Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento
Palavras-chave: Gramsci;Marxismo;Revisionismo;Socialismo
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: AGUIAR, Jórissa Danilla Nascimento. Gramsci, marxismo e revisionismo. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 49, n. 2, p. 659-666, jul./out. 2018. Resenha da obra de: GALASTRI, Leandro. Gramsci, marxismo e revisionismo. Campinas: Autores Associados, 2015.
Resumo: No artigo Marxismo e revisionismo, de 1908, Lênin indica a causa central do distanciamento dos pensadores que viriam a se identificar com a corrente do revisionismo em relação ao socialismo: “frente à dialética, os revisionistas se afundavam no pântano do envelhecimento filosófico da ciência, substituindo a ‘sutil’ (e revolucionária) dialética pela ‘simples’ (e pacífica) ‘evolução’ ”. A dinâmica do livro de Leandro Galastri nos aproxima deste debate iniciado na socialdemocracia alemã e estendido para França e Itália através das figuras de Karl Kautsky, Eduard Berstein, Benedetto Croce, Saverio Merlino, Henri De Man, bem como de Antonio Labriola e Georges Sorel. Esse embate teórico contra as leituras idealistas, deterministas e economicistas do marxismo permeou o desenvolvimento intelectual de Antonio Gramsci no intermúndio do cárcere. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36630
ISSN: 2318-4620
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_jdnaguiar.pdf143,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.