Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36599
Tipo: Dissertação
Título: Políticas públicas para formação de professores – um resgate na história da educação
Autor(es): Silva, Maria Vanda Silvino da
Orientador: Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Professor;Contexto histórico;Domínio político;Historical context;Political domain
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Maria Vanda Silvino da. Políticas públicas para formação de professores – um resgate na história da educação. 2018. 144f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Este trabalho resgata no contexto da educação brasileira, à reconstrução histórica e política do professor, identificando sua ação profissional e valorização social. De modo a fazer um esquadrinhamento de seu papel como educador sob a hegemonia do poder. Cujo objetivo geral é retratar o contexto político dos modelos da profissão docente, por meio da descrição de fatos e fenômenos históricos, buscando identificar na história da educação brasileira a condição política do professor frente os interesses das políticas dos sistemas de governos as quais impactaram na formação e atuação. a metodologia se constitui de uma pesquisa bibliográfica e documental. Quanto ao método proposto, o trabalho compreende uma descrição do processo político e histórico do modelo da profissão docente em quatro contextos: o primeiro no Brasil colonial, em que, inicialmente, são tratados os aspectos remotos da profissão do professor, desde o Egito sob a égide do poder absoluto do faraó, até o momento em que o professor passa a ser do domínio da igreja; o segundo caracteriza o professor no modelo de dominação colonial e imperial e traz uma abordagem dos conflitos de interesses políticos, religiosos e monárquicos no delineamento da profissão docente; no terceiro modelo político do professor sob o domínio republicano e os conflitos entre o estado e a sociedade; e o quarto modelo político de professor no estado democrático sob as influências norte-americanas no campo das políticas públicas. E por último, as análises dos dados, sendo observado o professor, como protagonista, subordinado aos órgãos de controle de poder hegemonicamente e historicamente constituídos. Revelado que sua ação profissional, atende as concepções ideológicas de Estado, pelo qual é formado e exerce suas atividades, sem autonomia política, sendo subordinado a uma formação que carece de desenvolvimento crítico da própria identidade profissional.
Abstract: This work rescues in the context of Brazilian education, to the historical and political reconstruction of the teacher, identifying his professional action and social valorization. In order to make a scrutiny of his role as educator under the hegemony of power. The general objective is to portray the political context of the models of the teaching profession, through the description of historical facts and phenomena, seeking to identify in the history of Brazilian education the political condition of the teacher facing the interests of the policies of the government systems that have impacted the formation and acting. the methodology consists of a bibliographical and documentary research. As to the proposed method, the work comprises a description of the political and historical process of the model of the teaching profession in four contexts: the first in colonial Brazil, in which the remote aspects of the teacher profession, from Egypt under the aegis of the absolute power of the pharaoh, until the moment when the professor happens to be of the dominion of the church; the second characterizes the teacher in the model of colonial and imperial domination and brings an approach to conflicts of political, religious and monarchical interests in the delineation of the teaching profession; in the third political model of the teacher under republican rule and the conflicts between the state and society; and the fourth political model of teacher in the democratic state under US influence in the field of public policy. And lastly, the analysis of the data, being observed the teacher, as protagonist, subordinated to the power control organs hegemonically and historically constituted. Revealed that its professional action, attends the ideological conceptions of State, whereby it is formed and carries on its activities, without political autonomy, being subordinated to a formation that lacks the critical development of its own professional identity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36599
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_mvssilva.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.