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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36585
Tipo: | TCC |
Título: | Planejamento tático-operacional do tráfego urbano com o auxílio de microssimulação: caso da interseção BR-116 x Av. Visconde do Rio Branco |
Autor(es): | Cavalcante, Rodolfo Moreira |
Orientador: | Castro Neto, Manoel Mendonça de |
Palavras-chave: | Microssimulação de tráfego;Planejamento e operação de sistemas de transportes;Tráfego urbano |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | CAVALCANTE, R. M. (2013) |
Resumo: | O presente trabalho visa demonstrar o uso da microssimulação de tráfego como ferramenta no auxílio no planejamento a nível tático-operacional da região próxima à interseção da Avenida Visconde do Rio Branco e da Rodovia BR-116 na cidade de Fortaleza. Foi utilizado o software de microssimulação INTEGRATION. Os dados de entrada foram obtidos com vistorias no local e pesquisas de volume veicular direcional. Foi utilizado como parâmetro de calibração o coeficiente de variação de velocidade e como indicador de desempenho os atrasos das aproximações das interseções que contam com semáforos centralizados de uso do CTAFOR. Tais observações de atraso são fornecidos pelo banco de dados do sistema de controle semafórico SCOOT. As alterações na malha viária foram propostas baseadas nos problemas levantados na região, que foram organizados em uma árvore de problemas de acordo com suas potenciais relações de causa-e-efeito. Os resultados sugerem que as alterações propostas influenciam positivamente o fluxo da Avenida Visconde do Rio Branco no sentido sul-norte, porém prejudica o fluxo da Avenida Pontes Vieira no sentido leste-oeste. O resultado final mostra uma redução de 8% no atraso total dos veículos. |
Abstract: | This paper demonstrates the use of traffic microsimulation as a tool to aid in planning the tactical - operational level of the region close to the intersection of Avenida Visconde do Rio Branco and the BR -116 in the city of Fortaleza. Microsimulation INTEGRATION software was used. Input data were obtained on site surveys and on directional researches of vehicle volume. The coefficient of variation of speed was used as a performance indicator and the delays of the intersections of the approaches that rely on centralized traffic lights used by CTAFOR was used as a calibration parameter. These observations delay are provided by the database of the SCOOT traffic signal control system. Changes in the road network have been proposed based on the issues raised in the region, which were organized in a tree of problems according to their potential cause-and-effect. The results suggest that the proposed changes positively influence the flow of Avenida Visconde do Rio Branco in the south to north, but at the expense of the flow of Avenida Pontes Vieira in east-west direction. Final results show a reduction of 8% in the total delay of the vehicles. |
Descrição: | CAVALCANTE, Rodolfo Moreira. Planejamento tático-operacional do tráfego urbano com o auxílio de microssimulação: caso da interseção BR-116 x Av. Visconde do Rio Branco. 2013. 56 f. Monografia (Graduando em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36585 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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