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Title in Portuguese: Análise da correlação entre o índice esclerométrico, a velocidade ultrassônica e a resistência à compressão do concreto auto-adensável de 25 MPa
Author: Santos Neto, Oscar Barbosa dos
Advisor(s): Bertini, Alexandre Araújo
Keywords: Ensaio de ultrassom
Ensaio de esclerometria
Métodos não destrutivos
Ensaios destrutivos
Ensaio de compressão axial
Correlação entre métodos não destrutivos com método destrutivo
Issue Date: 2013
Citation: SANTOS NETO, O. B. (2013)
Abstract in Portuguese: A construção civil é uma das atividades mais antigas da humanidade e se desenvolveu aceleradamente nos últimos séculos. Paralelamente, a Engenharia também evoluiu em diversas áreas, como a programação computacional, o controle e desenvolvimento de novos materiais, o setor de projetos, de gerenciamento e planejamento de obra, entre outras. Das evoluções citadas, pode-se enfatizar a evolução da tecnologia dos materiais e programas computacionais, os quais hoje são capazes de prescrever o material mais adequado para uma função específica, seja esta estrutural, de vedação, estética, etc. No presente trabalho, o material de estudo é o concreto, o qual deve atender a diversos parâmetros de desempenho para ser utilizado em uma construção, de acordo com a sua finalidade. Quando sua função é estrutural, sua resistência característica é o principal parâmetro. Em estruturas já concretadas, torna-se difícil a determinação da resistência atingida pelo concreto, já que é necessário fazer a extração de corpos de prova da estrutura para realizar o ensaio de rompimento através de prensa hidráulica, o que caracteriza uma solução onerosa e lenta. Felizmente, existem no mercado equipamentos que podem, de maneira rápida e prática, determinar a resistência do concreto sem causar danos à estrutura da qual se extraiu o corpo de prova, sendo assim chamados de métodos não destrutivos. Contudo, os ensaios não destrutivos não são tão precisos quanto o ensaio de rompimento do corpo de prova, podendo gerar valores irreais. No presente estudo, analisar-se-á dois desses métodos não destrutivos: a esclerometria e o ultrassom, visando obter um valor mais preciso da resistência à compressão do concreto.
Abstract: Construction is one of the oldest activities of humanity, and has developed fast over the last centuries. At the same time, Engineering also evolved in many subjects, such as computer programming, control and development of new materials, structure design, management and planning of constructions, to name a few. Among these, emphasis can be given to the development of materials and computer programs, which can now prescribe the best material to be used for a specific function, either structural, insulation, aesthetics, etc. In the present work, the studied material is the concrete, which must meet several performance parameters to be used in a construction site, according to its role in it. If concrete’s function is structural, the characteristic compressive strength is the main parameter. When the structure has already been built, it is difficult to determine the strength achieved by the concrete, since an extraction of samples is necessary for them to be tested, which turns into a costly and slow solution. Fortunately, there are, in the market, equipment that can quickly and practically determine the strength of concrete structures without causing any damage to the structure from which the samples were taken, known as non-destructive methods. However, non-destructive tests are less accurate than the conventional sample compression tests, possibly producing unrealistic values. In this study, two non-destructive methods will be analised: sclerometry and ultrasound, aiming a more accurate value for concrete’s compressive strength.
Description: SANTOS NETO, Oscar Barbosa dos. Análise da correlação entre o índice esclerométrico, a velocidade ultrassônica e a resistência à compressão do concreto auto-adensável de 25 MPa. 2013. 64 f. Monografia (Graduando em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36583
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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