Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36563
Title in Portuguese: A lucidez de um Dom Quixote contemporâneo não se cansa de lutar contra dragões do mau jornalismo
Author: Oliveira, Amanda Souto Maior de
Cavalcanti, Anna de Carvalho
Medeiros, Camila Maria Torres
Cavalcante, Carol
Pinheiro, Cinara Sá de Assis
Souza, Gabriela Ramos
Pedrosa, George
Dodt, Liana Cristina Vilar
Fialho, Lívia Pontes
Lima, Raphaelle Christine Batista de
Advisor(s): Salgado, José Ronaldo Aguiar
Keywords: Jornalismo
Informação
Verdade
Dom da palavra
Lucidez
Issue Date: 2012
Publisher: Revista Entrevista
Citation: Oliveira, A. S. M.; Cavalcanti, A. C.; Medeiros, C. M. T.; Cavalcante, C.; Pinheiro, C. S. A.; Souza, G. R.; Pedrosa, G.; Dodt, L. C. V.; Fialho, L. P.; Lima, R. C. B.; Salgado, J. R. A. (2012)
Abstract in Portuguese: De tanto ler jornais, de tanto buscar informações, decide se tornar, ele também, um jornalista. Para tanto, recorre a uma "armadura" de conhecimento herdada do pai e a uma disciplina militar imposta pelo colégio, mas, principalmente, por ele mesmo. Como todo cavaleiro, nosso jornalista precisa de uma dama a quem honrar. Ele escolhe, então, a verdade como princípio básico de vida. O plano era desfazer injustiças e combater gigantes e dragões através do dom da palavra. Nosso Dom Quixote contemporâneo não é louco. Pelo contrário. É muito lúcido e articulado, mas isso não quer dizer que ele ande distante da "loucura nossa de todo dia". Nilson Lemos Lage quis cursar medicina, mas largou o curso por não concordar com o posicionamento de, ninguém mais, ninguém menos, Freud. Não confundamos isso com soberba. É a alta criticidade de quem tem leitura e fundamentos para tal. Cursou letras com habilitação em russo porque queria ler as ideias novas de autores do país que estava em ascensão. Não se tornou um médico e, muito menos, um professor de russo. Não cursou jornalismo, entretanto, como possam imaginar. Virou jornalista autodidata sem diploma na mão, mas com uma experiência que só se consegue na prática e na vontade de crescer que ele tinha - e ainda tem. [...]
Description: LAGE, Nilson Lemos. A lucidez de um Dom Quixote contemporâneo não se cansa de lutar contra dragões do mau jornalismo. Revista Entrevista, Fortaleza, n. 26, p. 6-28, abr. 2012. Entrevista concedida a Amanda Souto Maior de Oliveira, Anna de Carvalho Cavalcanti, Camila Maria Torres Medeiros, Carol Cavalcante, Cinara Sá de Assis Pinheiro, Gabriela Ramos Souza, George Pedrosa, Liana Cristina Vilar Dodt, Lívia Pontes Fialho e Raphaelle Christine Batista de Lima.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36563
Appears in Collections:ICA - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_nllage.pdf5,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.