Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36529
Tipo: TCC
Título: Viver lá - Cortiços/HCPA no centro de Fortaleza
Autor(es): Meneses, Clarissa Salomoni de
Orientador: Farias, José Almir
Palavras-chave: Habitação – áreas centrais;Cortiço;Reabilitação Arquitetônica;Fortaleza-CE
Data do documento: 2011
Citação: MENEZES, C. S. de. Viver lá - Cortiços/HCPA no centro de Fortaleza. 2011. 60 p. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: O Cortiço ou Habitação Coletiva Precária de Aluguel (HCPA) é o tema deste Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de um esforço que visa, sobretudo, trazer uma contribuição para o estudo e melhoria dessa forma de habitação na área central de Fortaleza. Foram eleitos dois imóveis para intervenção, situados na porção oeste na área de estudo, e escolhidos de acordo com a possibilidade de adequação a padrões mínimos de habitabilidade. Esses imóveis se distinguem por sua origem: o primeiro de origem adaptada e o segundo de origem construída. Dado a dinâmica com que esse fenômeno evolui e a precariedade crescente das edificações, é que se justificam como urgentes propostas de intervenção como as concebidas nesse trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36529
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_csmenezes.pdf9,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.