Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36492
Title in Portuguese: Projeto de sistema fotovoltaico conectado à rede aplicado a uma fábrica de rações do ramo de avicultura
Author: Carneiro, Stefany Alves
Advisor(s): Andrade, Carla Freitas de
Keywords: Dimensionamento fotovoltaico
Energia solar
Sistemas fotovoltaicos conectados à rede
Issue Date: 2016
Citation: CARNEIRO, S. A. (2016)
Abstract in Portuguese: Em vista da grande ascensão dos projetos fotovoltaicos de pequeno porte, além de sua completa regulamentação e normalização, apresenta-se a fundamentação dos conceitos mais importantes deste tema e a correta metodologia para dimensionamento de sistemas diretamente conectados à rede, voltados à realidade brasileira. A crise nacional energética vem castigando pequenos e médios consumidores, cujos faturamentos de energia apresentaram aumento superior à inflação, durante o último ano, além disso, a escassez dos recursos hídricos preocupa a todos, visto que a matriz energética brasileira depende em mais de 60% desta fonte. Nesse contexto, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR) apresentam-se como um meio capaz de equilibrar e ajudar este cenário. Assim, este trabalho tem como objetivo trazer a realidade e as informações para àqueles que buscam uma alternativa à sua distribuidora local. Mostra-se, passo a passo, quais análises e informações são relevantes para o correto dimensionamento de um SFCR, além de expor as perdas inerentes ao projeto e suas respectivas consequências energéticas e financeiras. Para um melhor entendimento da teoria proposta, apresenta-se o projeto de um SFCR para uma fábrica de rações do ramo da avicultura na cidade de Iguatu, Ceará. Neste exemplo, é possível perceber de que modo as normas interferem no dimensionamento, além de suas características técnicas e financeiras, como as perdas aplicáveis ao sistema e o tempo de retorno do investimento. O SFCR projetado demonstrou-se capaz de fornecer 88,9% do consumo médio demandado pela unidade consumidora, além disso, estimou-se que o tempo de retorno para o investimento necessário à sua instalação, dar-se-á entre o 8º e 9º ano de operação da planta.
Description: CARNEIRO, Stefany Alves. Projeto de sistema fotovoltaico conectado à rede aplicado a uma fábrica de rações do ramo de avicultura. 2016. 105 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36492
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_sacarneiro.pdf4,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.