Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36481
Title in Portuguese: Análise do panorama energético nacional com foco nas energias eólica e solar fotovoltaica para o estado do Ceará
Author: Parente, Patrícia Asfor
Advisor(s): Andrade, Carla Freitas de
Keywords: Setor energético brasileiro
Potencial eólico
Potencial solar fotovoltaico
Issue Date: 2016
Citation: PARENTE, P. A. (2016)
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem como finalidade apresentar um panorama geral do setor de energia elétrica brasileiro com ênfase para o estado do Ceará e com foco especial para as fontes alternativas eólica e solar fotovoltaica. O Brasil concentra 94% de sua capacidade instalada em fontes hídricas e térmicas. Apesar de pouca participação na matriz energética nacional (5%), as fontes eólica e solar apresentaram um forte crescimento de 40% e 42%, respectivamente, para o ano de 2015. No Ceará, os empreendimentos do setor eólico somam quase 39% da capacidade instalada no estado e contou com 24% de energia gerada através dos ventos em 2015. Quanto a comercialização de energia elétrica, 75% é comercializada através de leilões, enquanto os 25% restantes ocorrem através da contratação livre. Os empreendimentos do tipo micro e minigeração distribuída já contam com adesão de alguns consumidores no sistema de compensação de energia elétrica e tal modelo passou por algumas mudanças ao final de 2015 que visam aumentar ainda mais a participação de novos consumidores. No Ceará 80% desses empreendimentos utilizam a fonte solar fotovoltaica. A tarifa energética também foi objetivo de estudo, apresentando o modelo de Bandeiras Tarifárias que entrou em vigor em 2015 que resultou no aumento da energia elétrica nesse mesmo ano. Por fim, é apresentado o potencial de crescimento para o setor eólico e o solar fotovoltaico. O primeiro conta com forte representatividade dos estados do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia e apresenta projeções de 11,6% da capacidade instalada no país para o ano de 2024. O segundo mostra um grande destaque para a região Nordeste onde são apresentados os melhores valores de radiação global média diária do país e que há projeções para em 2024 contar com 3,3% da capacidade instalada nacional.
Description: PARENTE, Patrícia Asfor. Análise do panorama energético nacional com foco nas energias eólica e solar fotovoltaica para o estado do Ceará. 2016. 50 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36481
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_paparente.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.