Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36460
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação do desempenho da segurança viária “antes” e “depois” da implantação semafórica em interseções de Fortaleza |
Autor(es): | Moura, Robson Vieira de |
Orientador: | Cunto, Flávio José Craveiro |
Palavras-chave: | Estudos observacionais;Segurança viária;Interseções urbanas |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | MOURA, R. V. (2013) |
Resumo: | A segurança viária é uma das principais preocupações no setor de transportes, uma vez que grande parte das intervenções realizadas em vias urbanas tem uma relação direta com esse fenômeno. Os acidentes de trânsito trazem sérios custos para a sociedade, pois causam elevadas perdas sociais e econômicas. No meio urbano, pode-se dizer que a implantação semafórica é uma das principais ações que se realiza a fim de evitar possíveis acidentes em cruzamentos. Para se avaliar a necessidade de instalação de um semáforo é possível identificar alguns critérios de tomada de decisão, sendo o número de acidentes ocorridos um dos mais importantes. No entanto, é necessário analisar com mais cautela o comportamento dessas ocorrências de acidentes, pois em alguns casos é possível que ocorra a redução natural do número acidentes no local sem a realização da intervenção motivado apenas pela aleatoriedade do fenômeno ou por outros fatores não controlados no experimento. Esta monografia avalia o impacto da implantação semafórica em interseções urbanas de Fortaleza através de um estudo do tipo “antes” e “depois” simples e com grupos de comparação. Os acidentes analisados no trabalho consistem numa coleta realizada em 66 interseções no município de Fortaleza entre os anos de 2004 e 2011 junto à divisão de engenharia do órgão responsável pelo trânsito da cidade. Os resultados apontaram para a eficácia da instalação do semáforo como meio de reduzir as ocorrências de acidentes em interseções, sendo apresentada uma redução média de 45%. |
Abstract: | Road safety is a major concern in the transportation sector, since most of the interventions on urban roads has a direct relation with this phenomenon. Traffic accidents bring serious costs to society because they cause high social and economic losses. In urban areas, it can be said that the implementation of traffic signal is a major actions that takes place in order to prevent possible accidents at intersections. To evaluate the necessity of the installation of a traffic light is possible to identify some criteria decision-making, and the number of accidents one of the major. However, it is necessary to examine more carefully the behavior of these occurrences of accidents, since in some cases it is possible that occurs the natural reduction in the number accidents on site without the realization of the intervention motivated only by random phenomenon or other factors not controlled in experiment. This monograph evaluates the impact of the implementation of urban traffic signal intersections in Fortaleza through a study of the "before" and "after" simple and comparison groups. The accidents analyzed in the study consist of a collection held at 66 intersections in the city of Fortaleza between the years 2004 and 2011 by the engineering division of the agency responsible for the city traffic. The results point to the effectiveness of the installation of traffic light a way to reduce the occurrence of accidents at intersections, and presented a average reduction of 45%. |
Descrição: | MOURA, Robson Vieira de. Avaliação do desempenho da segurança viária “antes” e “depois” da implantação semafórica em interseções de Fortaleza. 2013. 86 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36460 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_rvmoura.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.