Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36406
Title in Portuguese: O plano de gerenciamento de resíduos da construção civil no município de Fortaleza – CE: uma reflexão sobre sustentabilidade
Author: Soares, Leonardo Accioly
Advisor(s): Aquino, Marisete Dantas de
Keywords: Construção civil
resíduos sólidos
impactos ambientais
sustentabilidade
PGRCC
Issue Date: 2013
Citation: SOARES, L. A. (2013)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho buscou avaliar os resultados e soluções do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil de Fortaleza-CE implementado em 2006 pela Prefeitura Municipal. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se pesquisa bibliográfica, com leituras de referências que discutem a questão dos resíduos sólidos da construção civil para fundamentar a discussão. Buscou-se ainda os documentos e relatórios oficiais através da pesquisa documental realizada em sites de instituições governamentais como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controla Urbano (SEMAM). Buscou-se entender as coisas dentro de um contexto e estabelecer a natureza de suas relações, ou seja, qualquer ação proposta para diminuir impactos da construção civil sobre o meio ambiente contribui, em última instância, para a sustentabilidade de todo o planeta. Apresentou-se, ainda, um exemplo concreto das ações de uma construtora, neste trabalho entitulada Empresa X, quanto ao tema abordado na pesquisa.
Description: Soares, Leonardo Accioly. O plano de gerenciamento de resíduos da construção civil no município de Fortaleza – CE: Uma reflexão sobre sustentabilidade. 2013. 48 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36406
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_lasoares.pdf1,74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.