Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36374
Tipo: TCC
Título: Projeto Alvorada: um novo olhar sobre o espaço público.
Autor(es): Pinheiro, Levi Teixeira
Orientador: Lima, Marcondes Araujo
Palavras-chave: Espaço público;Arquitetura comunitária;Evolução urbana
Data do documento: 2010
Citação: PINHEIRO, L. T. Projeto Alvorada: um novo olhar sobre o espaço público. 2010. 39 p. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Neste trabalho estudou-se o processo de evolução urbana na região em duas em escalas: na macro escala de Fortaleza e na micro escala da Região da Água Fria. Na macro escala, aborda-se o processo de urbanização e valorização da região, analisando os investimentos públicos e privados na área. Já na micro escala, estuda-se os impactos sociais no espaço público relacionando-se aos processos anteriores. Com a valorização da região e o consequente surgimento de mazelas sociais, como tráfico drogas e violência, os espaços públicos, perderam um pouco o seu uso. Antes da valorização fundiária haviam muitos vazios urbanos, que eram campos de futebol e as ruas também eram áreas de lazer. Após esse processo os terrenos baldios tornaram-se condomínios e nas ruas intensificou-se a circulação de veículos. Quanto às drogas e a violência, devido a eles acabaram-se as festas populares e ensaios de quadrilhas juninas nas praças. Porém, ainda se percebe apropriação de determinados espaços públicos pela comunidade como área de lazer ou uso comercial. Ao perceber o processo de degradação e decadência dos espaços públicos do Conjunto Alvorada, foi proposto um projeto de requalificação urbana que melhorasse a qualidade desta comunidade. O projeto trabalha em duas escalas, uma na escala do Loteamento Parque Água Fria, onde são dadas diretrizes gerais, que beneficiam o Conjunto Alvorada e as comunidades do entorno. E outro na escala do Conjunto Alvorada, onde se realiza “pequenas cirurgias” nos espaços públicos, procurando potencializar, consolidar e ordenar determinados usos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36374
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_ltpinheiro.pdf19,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.