Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36369
Tipo: Dissertação
Título: Ajustes fiscais e alternativas de política tributária no Brasil: uma análise de equilíbrio geral
Autor(es): Freitas, Thiago de Araújo
Orientador: Pereira, Ricardo Antônio de Castro
Palavras-chave: Reforma tributária;Bem-Estar;Equilíbrio geral;Emenda Constitucional 95
Data do documento: 2017
Citação: FREITAS, Thiago de Araújo. Ajustes fiscais e alternativas de política tributária no Brasil: uma análise de equilíbrio geral. 2017.35f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto que diferentes propostas de reforma tributária têm sobre as variáveis macroeconômicas e de bem-estar, dado que a economia brasileira passa por ajustes fiscais, como a Emenda Constitucional nº 95/2016. Para isso, é utilizado um modelo dinâmico de equilíbrio geral calibrado para refletir o atual cenário de estagnação da economia brasileira. As simulações sugerem que uma reforma tributária baseada no aumento da tributação sobre o consumo e redução da carga tributária incidente sobre os rendimentos do capital seria, no longo prazo, a opção que tem maior impacto sobre as variáveis macroeconômicas. No entanto, aumentar a tributação sobre o consumo e reduzir a tributação sobre os rendimentos do trabalho é o que gera maior ganho de bem-estar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36369
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_tafreitas.pdf.pdf393,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.