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Title in Portuguese: Conhecimento em nutrição de estudantes de educação física da universidade federal do Ceará
Author: Mendonça, Joelma Barboza
Advisor(s): Brito, Luciana Catunda
Keywords: Conhecimento nutricional
Educação Física.
Nutrição Esportiva
Issue Date: 2017
Citation: MENDONÇA, J. B. (2017)
Abstract in Portuguese: Os professores de educação física são os profissionais aos quais os praticantes de exercício físico têm mais fácil acesso, e devido à forte influência do consumo alimentar sobre os resultados promovidos pelo exercício, estes profissionais são demandados para darem orientações nutricionais e de suplementação mesmo não sendo atribuição dos mesmos. Desta maneira, o profissional de educação física exerce grande influência sobre os hábitos alimentares e a qualidade de vida desses indivíduos. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento em nutrição de acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará. A amostra foi composta por 123 estudantes de educação física de ambos os sexos, que estavam no 1°, 2°, 8° e 9° período do curso. O conhecimento em nutrição e possíveis orientações nutricionais foram avaliados por meio de um questionário validado. O questionário utilizado era dividido em dois temas principais: Nutrição Geral e Nutrição Esportiva. O primeiro tema era subdividido nas subcategorias Alimentos Fonte e Nutrientes, e o segundo tema era composto pelas subcategorias Nutrição na Atividade Física e Suplementação. Os resultados mostraram que a média de percentual total de acertos dos estudantes de educação física foi de 55,83%. Ao analisarmos a pontuação total sobre o conhecimento em nutrição dos estudantes de educação física de acordo com a habilitação e tempo de curso, encontramos uma maior média de acertos para os indivíduos do bacharelado que estavam no final do período do curso comparados aos que estavam no final e no início do curso de licenciatura, e início do bacharelado. Quando analisadas as médias de acertos por subcategorias, constatamos que a maior média (61,26%) foi para o grupo de Alimentos Fonte. O subtema Suplementação foi o grupo que alcançou menor média de acertos (38,12%) e maior quantidade de respostas “não sei”. Apenas 21,1% dos acadêmicos declararam dar orientação aos seus alunos, nas quais os assuntos mais citados foram ingestão de alimentos antes do treino (76,9%), ingestão de líquidos (73,1%) e ingestão de alimentos após o treino (61,5%). A maioria dos acadêmicos classificou seu conhecimento em mediano (71,5%). Foram apontados como principais meios de obtenção de informações sobre nutrição, a internet (85,4%), palestra/seminário/curso (33,3%) e revistas (14,6%). Conclui-se que os estudantes de educação física, em sua maioria apresentaram, um nível de conhecimento nutricional mediano. O grupo bacharelado que estava no final do curso apresentou um maior nível de conhecimento em nutrição comparados aos demais grupos. Além do mais, os participantes apresentaram menor conhecimento em nutrição esportiva do que em nutrição geral, sendo que o primeiro é o tema no qual os estudantes mais fornecem informações.
Abstract: Physical education teachers are the professionals to whom physical exercise practitioners have easier access, and due to the strong influence of dietary consumption on the results promoted by exercise, these professionals are required to provide nutritional and supplementation guidelines even though they are not attributed of the same. In this way, the physical education professional exerts a great influence on the eating habits and quality of life of these individuals. The present study aimed to evaluate the nutritional knowledge of academics of the Physical Education course of the Federal University of Ceará. The sample consisted of 123 physical education students of both sexes, who were in the 1st, 2nd, 8th and 9th years of the course. Nutrition knowledge and possible nutritional orientations were evaluated through a validated questionnaire. The questionnaire used was divided into two main themes: General Nutrition and Sports Nutrition. The first theme was subdivided into the subcategories Food Source and Nutrients, and the second theme was composed of the subcategories nutrition in physical activity and supplementation. The results showed that the average percentage of total hits of physical education students was 55.83%. When we analyzed the total score on the nutritional knowledge of the students of physical education according to the habilitation and course time, we found a higher average of hits for the baccalaureate individuals who were at the end of the course period compared to those who were at the end and at the beginning of the licentiate course, and beginning of the baccalaureate. When we analyzed the means of hits by subcategories, we found that the highest mean (61.26%) was for the food source group. The sub-theme supplementation was the group that reached the lowest hit rate (38.12%) and a greater number of "I do not know" answers. Only 21.1% of the students declared give guidance to their students, in which the subjects most frequently mentioned were food intake before training (76.9%), fluid intake (73.1%) and food intake after training (61.5%). The majority of the students classified their knowledge in median (71.5%). They were identified as the main means of obtaining information about nutrition, the internet (85.4%), lecture / seminar / course (33.3%) and journals (14.6%). It is concluded that physical education students, for the most part, presented a medium level of nutritional knowledge. The baccalaureate group that was at the end of the course presented a higher level of knowledge in nutrition compared to the other groups. In addition, the participants had less knowledge in sports nutrition than in general nutrition, the first is the topic on which students most provide information.
Description: MENDONÇA, Joelma Barboza. Conhecimento em nutrição de estudantes de educação física da universidade federal do Ceará. 2017. 36 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36248
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - Monografias

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