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dc.contributor.authorOliveira, Sandra Maria Coêlho de-
dc.contributor.authorMoreira, Eugenio Eduardo Pimentel-
dc.date.accessioned2018-10-03T19:20:17Z-
dc.date.available2018-10-03T19:20:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sandra Maria Coêlho de; MOREIRA, Eugenio Eduardo Pimentel. Avaliação formativa no ensino médio: ensaios no cotidiano escolar. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 805-824.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36222-
dc.description.abstractThis work analyzed evaluation practices realized in high school by state public teachers and their approaching perspectives to the formative evaluation. It presented as objective to reflect about how happen the evaluation practices in high school which join with formative evaluation in view of their effectiveness in the school daily life.The applied methodology was qualitative with the phenomenologicalhermeneutic method as an option to investigate and data analysis with emphasis on the Heideggerian philosophy. According to Heidegger, phenomenology is to make coming itself which manifests itself. In this way, it was chosen to search with teachers the essential elements to the understanding how these evaluative essays are given in view of the possibilities of the effectiveness of evaluative practices identified with the formative perspective in the school routine. The research included six public schools located in Fortaleza as subjects twenty four high school teachers. It used as instruments and techniques of data collection: survey, semi-structured interview, sensitive listening and participant observation in the classroom. The theoretical basis search for support in authors such as Hadji (2001); Heidegger (2006); Hoffmann (2001); Luckesi (2001); Perrenoud (1999) and Viana (2005). The findings suggest that coexist in school daily life formative evaluation essays as well as traditional evaluative practices. However, several present obstacles in this context act as preventing elements to the systematic implementation of this type of evaluation with formative characteristics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectEnsaiospt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectFormative evaluationpt_BR
dc.subjectEssayspt_BR
dc.subjectSchool daily lifept_BR
dc.titleAvaliação formativa no ensino médio: ensaios no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisou as práticas avaliativas realizadas no ensino médio por professores da rede pública estadual e suas perspectivas de aproximação com a avaliação formativa. Apresentou como objetivo refletir sobre como se dão as práticas avaliativas realizadas no ensino médio que coadunam com a avaliação formativa, tendo em vista sua efetivação no cotidiano escolar. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, tendo o método fenomenológico-hermenêutico como opção de investigação e análise de dados, com ênfase na filosofia heideggeriana. Segundo Heidegger, a fenomenologia é fazer vir de si mesmo aquilo que se manifesta. Deste modo, optou-se por buscar, junto aos professores, os elementos essenciais à compreensão de como se dão esses ensaios avaliativos tendo em vista as possibilidades da efetivação de práticas avaliativas identificadas com a perspectiva formativa no cotidiano escolar. A pesquisa contemplou seis escolas estaduais situadas em Fortaleza, tendo como sujeitos vinte e quatro professores do ensino médio. Utilizou como instrumentos e técnicas de coleta de dados: questionário, entrevista semiestruturada, escuta sensível e observação participante em sala de aula. A fundamentação teórica buscou apoio em autores como: Hadji (2001); Heidegger (2006); Hoffmann (2001); Luckesi (2001); Perrenoud (1999) e Viana (2005). Os achados sugerem que coexistem no cotidiano escolarensaios de avaliação formativa bem como práticas avaliativas tradicionais. Todavia, os diversos obstáculos presentes nesse contexto funcionam como elementos impeditivos para a efetivação sistemática desse tipo de avaliação com características formativas.pt_BR
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