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dc.contributor.advisorSantana, José Rogério-
dc.contributor.authorSantos, Evandro Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2018-10-03T16:17:22Z-
dc.date.available2018-10-03T16:17:22Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.citationSANTOS, E. R. Board games como atividades experimentais no aprendizado de análise combinatória e raciocínio lógico. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36197-
dc.description.abstractAnalyzing the context of education is the search for tools that allow a more meaningful and interesting learning for students. In this dissertation, we use board games as experimental activities, trying to understand how they contribute to the learning of combinatorial analysis and mathematical logical reasoning in High School. For this, we elaborated a mini course that contemplated a theoretical part with diagnostic test of knowledge and explanation of content, besides a practical part, that was our greater focus. We took as a methodology, Didactic Engineering that guided all the work, associated with the Didactic Sequences that shaped the application of each developed activity. Through it we observed a significant evolution in concentration, interaction, in the development of strategies, and in the logical reasoning that stimulated problem solving and developed a process of cooperative interaction that influenced learning. In this way, the activities contributed by stimulating in the students a more reasoned reasoning. They felt more confident and with the freedom to express their points of view and to defend it, which favored the attribution of a more comprehensive sense to what one studies in school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemática-
dc.titleBoard games como atividades experimentais no aprendizado de análise combinatória e raciocínio lógicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnalisando o contexto da educação é visível a busca por ferramentas que possibilitem uma aprendizagem mais significativa e interessante para os alunos. Nesta dissertação, utilizamos jogos de tabuleiro como atividades experimentais, buscando compreender de que modo elas contribuem para o aprendizado de análise combinatória e raciocínio lógico matemático no Ensino Médio. Para isto, elaboramos um minicurso que contemplou uma parte teórica com teste diagnóstico de conhecimento e explanação de conteúdo, além de uma parte prática, esta que foi nosso maior foco. Tomamos como metodologia, a Engenharia Didática que norteou todo o trabalho, associada com as Sequências Didáticas que moldou a aplicação de cada atividade desenvolvida. Por meio dela observamos uma evolução significativa na concentração, interação, no desenvolvimento de estratégias, e no raciocínio lógico que estimulou a resolução de problemas e desenvolveu um processo de interação cooperativa que influenciou na aprendizagem. Desse modo, as atividades contribuíram estimulando nos alunos um raciocínio mais apurado. Sentiam-se mais confiantes e com a liberdade de expressar seus pontos de vista e defendê-lo, o que favoreceu a atribuição de sentido mais abrangente ao que se estuda na escola.pt_BR
dc.title.enBoard games as experimental activities in learning combinatorial analysis and logical reasoningpt_BR
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