Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36190
Tipo: Artigo de Evento
Título: A avaliação na educação infantil segundo a perspectiva da aprendizagem cooperativa
Autor(es): Rodrigues, Amanda de Sousa Alves
Santos, Maria Luisa Ribeiro Torres dos
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Avaliação;Educação infantil;Aprendizagem cooperativa;Evaluation;Child education;Cooperative learning
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: Rodrigues, A. S. A.; Santos, M. L. R. T.; Ciasca, M. I. F. L (2016)
Resumo: Este artigo, intitulado “A avaliação na Educação Infantil segundo a perspectiva da Aprendizagem Cooperativa” tem o objetivo de levantar alguns apontamentos sobre a compreensão do que seria a avaliação na Educação Infantil atualmente e de como a Aprendizagem Cooperativa pode trazer resultados significativos que contribuam para o enriquecimento dessa etapa importante do desenvolvimento integral da criança. Portanto, os resultados foram obtidos por meio de referenciais teóricos e leituras embasadas pelos estudos de alguns autores até o sexto período do curso de Pedagogia. A avaliação serve como auxílio ao educador, para favorecer o diagnóstico referente ao desempenho da criança, mas veremos como pode ser muito benéfica para o alcance da autonomia e do protagonismo pela própria criança.
Abstract: This article, titled “Evaluation in Early Childhood from a Cooperative Learning perspective” aims to raise some points about understanding what would be the evaluation in Infant Education today and how Cooperative Learning can bring significant results that contribute tothe Enrichment of this important stage of the integral development of the child. Therefore, the results were obtained through theoretical references and readings based on the studies of some authors up to the sixth period of the Pedagogy course. The evaluation serves as an aid to the educator, to favor the diagnosis regarding the performance of the child, but we will see how it can be very beneficial for the reach of the autonomy and the protagonist by the child itself.
Descrição: Rodrigues, Amanda de Sousa Alves; SANTOS, Maria Luisa Ribeiro Torres dos; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. A avaliação na educação infantil segundo a perspectiva da aprendizagem cooperativa. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 97-109.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36190
ISBN: 978 85 8126 158 4
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_asarodriguesmlrtsantosmlifciasca.pdf196,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.