Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36156
Title in Portuguese: Relações entre o desempenho em educação física e as áreas de conhecimento no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Author: Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso
Sousa, Leandro Araujo de
Sobral, Adriana Eufrásio Braga
Trompieri Filho, Nicolino
Keywords: Testes educacionais
Avaliação em larga escala
Desempenho acadêmico
Educational testing
Educational assessment
Upper Secondary Education
Issue Date: 2016
Publisher: Edições UFC
Citation: MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; SOUSA, Leandro Araujo de; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Relações entre o desempenho em educação física e as áreas de conhecimento no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1702-1719.
Abstract in Portuguese: Este trabalho teve como objetivo verificar a correlação do desempenho dos candidatos nos itens de Educação Física ao desempenho obtido nas áreas de conhecimento no ENEM. A amostra foi constituída por estudantes candidatos das edições de 2009 a 2015. Os resultados apontam que o desempenho dos estudantes nos itens de Educação Física possui correlação “moderada” com o desempenho nos itens de Linguagens e Códigos nas edições do ENEM de 2009 a 2015, exceto nas edições de 2009 e 2014, em seguida da área de Ciências Humanas com correlação moderada nas edições de 2011, 2012 e 2015. A Redação foi a área que menos se correlacionou com o desempenho nos itens de Educação Física nas edições investigadas, apresentando valores de correlação “fraca” nas edições de 2009, 2011, 2012, 2013 e 2014. Além disso, a área de Matemática foi a única que apresentou correlação “muito fraca”. Diante do exposto, este trabalho pode contribuir no aprimoramento científico acerca das práticas avaliativas em Educação Física escolar, de forma a proporcionar discussões sobre essa temática e obtendo, como consequência, melhorias nas práticas docentes. A partir de algumas limitações, como os testes utilizados para análise dos dados e as variáveis investigadas, sugerem se outras análises com inserção de variáveis socioeconômicas como uso de modelo multinível, a fim de evidenciar quais fatores são determinantes no desempenho dos candidatos.
Abstract: This study aimed to verify the correlation between the candidates’ performance in the Physical Education items and the performance obtained in the knowledge areas in ENEM. The sample consisted of candidate students from 2009 to 2015. The results indicate that the students’ performance in Physical Education items has a “moderate” correlation with the performance in the Languages and Codes items in ENEM from 2009 to 2015, except the ones in 2009 and 2014, Human Sciences with a moderate correlation in 2011, 2012 and 2015 exams. Writing was the area there was less correlation with the performance in the Physical Education items in the analyzed exams, presenting values of “weak” correlation in the editions of 2009, 2011, 2012, 2013 and 2014. In addition, Mathematics was the only area which presented a “very weak” correlation. In view of the above, this paper may contribute to scientific improvement of the evaluative practices in School Physical Education, to enhance discussions about this field and, consequently, improvements in teaching practices could be achieved. From some limitations, such as the tests used to analyze data and the variables investigated, other analyses are recommended with the insertion of socioeconomic variables using multilevel models, in order to show which factors are determinant in candidates’ performance.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36156
ISBN: 978 85 8126 158 4
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_aecmedierosfilholasousaaebsobralntrompierifilho.pdf238,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.