Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Nadja da Costa Ribeiro-
dc.contributor.authorZavam, Aurea Suely-
dc.date.accessioned2012-08-03T16:40:17Z-
dc.date.available2012-08-03T16:40:17Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationZavam, A. S. (1998)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3614-
dc.descriptionZAVAM, Aurea Suely. Repeticao lexical em narrativas escritas infantis. 1998. 121f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 1998.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this dissertation is to investigate the use of reiteration in contiguous sentences by children while learning in their written language as well as the linguistic factors that interfere in their choice for mechanism of cohesion. To this purpose I established two basic procedures. First I analysed 558 texts that retell the famous tale Red Riding Hood. They make up the International Basis of Child Written Language. Four aspects were observed: a) the occurence of lexical repetition; b) its linking with referential functions; c) its distribution in the episodes of the narrative; d) its relationship with grafhic signs. Secondly 32 children at 1st, 2nd, 3rd and 4th grades of Elementary School, were interviewed, being 16 from public and 16 from private school. I asked them to choose among three possible answers, that they find plausible to maintain the reference to a character mentioned in the previous sentence, taken from a version of the well-know tale. I came to the following conclusions, concerning to all of the subjects, regardlessly of the factors grade and school as far as reiteration is concerned: a) it is used for choice after the introduction and reintroduction of characters; b) it is established between the introduction of a character that contributes to the action and the beginning of the action; c) it delimits sentence bounderlines in the narrative; d) it is used instead of punctuation marks and imposes internal limits to the text.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAquisição da Linguagem Escritapt_BR
dc.subjectRepetição Lexicalpt_BR
dc.subjectNarrativas Escritas Infantispt_BR
dc.subjectCriancas - Narrativas - Repeticaopt_BR
dc.subjectEstilisticapt_BR
dc.subjectLanguage Acquisitionpt_BR
dc.subjectLexical Repetitionpt_BR
dc.subjectWritten Narratives by Childrenpt_BR
dc.titleRepeticao lexical em narrativas escritas infantispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo principal desta dissertação é investigar o uso de expressões reiteradas em sentenças contíguas por crianças em fase de aquisição da linguagem escrita e os fatores lingüísticos que interferem na opção por esse mecanismo de referência anafórica. A pesquisa se desenvolveu em dois momentos. Primeiro, foram examinados recontos da história Chapeuzinho Vermelho, 558 textos que compõem o corpus da Base Internacional de Dados sobre a Escrita Infantil, observando a ocorrência da repetição lexical, a associação a funções referenciais, a distribuição nos episódios da narrativa, e a interação com marcas gráficas. Em seguida, foram entrevistadas 32 crianças - 16 da escola pública e 16 da escola particular - das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, solicitando-lhes que elegessem, entre as possibilidades oferecidas, a forma que julgavam ser a melhor para manter a referência ao personagem enunciado na sentença precedente, em uma versão da conhecida história tradicional. A análise dos textos revelou que a repetição lexical contígua, utilizada por crianças de todas as séries, tanto da escola pública quanto da particular,: a) é empregada preferencialmente após introdução e reintrodução de personagens; b) se estabelece no limite entre a introdução de um personagem (principal ou não), que confere dinamismo à história, e o início de sua ação; c) delimita fronteiras sentenciais no discurso narrado; d) assume função dos sinais de pontuação, impondo limites internos ao texto.pt_BR
dc.title.enLexical repetition in written narratives infantilept_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_dis_aszavam.pdf403,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.