Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36078
Tipo: TCC
Título : Experiências laboratoriais aplicadas às leis de Newton para alunos do 1º ano do ensino médio da EEEP Adelino Cunha Alcântara: um estudo de caso
Autor : Souza, Márcio Vieira de
Tutor: Castro, Francisco Carlos
Palabras clave : Ensino de Física;Tecnologia e educação;Leis de Newton
Fecha de publicación : 2015
Citación : SOUZA, M. V. Experiências laboratoriais aplicadas às leis de Newton para alunos do 1º ano do ensino médio da EEEP Adelino Cunha Alcântara: um estudo de caso. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, São Gonçalo do Amarante, 2015.
Resumen en portugués brasileño: A pesquisa teve a finalidade de identificar as dificuldades dos alunos do primeiro ano do ensino médio, em relação aos conteúdos de Física sobre as Leis de Newton, ministrados na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Adelino Cunha Alcântara, localizada no município de São Gonçalo do Amarante – Ceará. Para identificar as dificuldades dos alunos, foram confeccionados dois questionários com questões de múltipla escolha para a coleta de dados, pois desta forma os alunos poderão expor as suas opiniões sobre os conteúdos das Leis de Newton. As Leis de Newton com seus métodos pedagógicos e científicos, cria no aluno um agir aprendendo e aprendendo agindo, constata-se que a formação do individuo ganhará uma visão ampla e articulada ao seu desenvolvimento escolar, despertando seu censo crítico e sua criatividade de forma positiva. As leis de Newton estão presentes no cotidiano de todos, seus conteúdos quando ministrados através de experiências laboratoriais pedagogicamente corretas, há um potencial relevante na aprendizagem dos alunos. A pesquisa procura contribuir com uma educação mais significativa, focada na aplicação dos conteúdos das Leis de Newton através de experiências laboratoriais. Conclui-se que estas leis perfazem das necessidades metodológicas de ensino e influência no comportamento critico-cientifico dos alunos, tanto para torná-los cidadãos de bem e/ou futuros cientistas.
Abstract: The research aimed to identify the difficulties of the first year high school students in relation to the contents of Physics of Newton's Laws, taught at the State School of Vocational Education Adelino Cunha Alcantara, located in São Gonçalo do Amarante - Ceará. To identify students' difficulties, they were prepared two questionnaires with multiple choice questions for data collection because this way students can air your opinions on the contents of Newton's Laws. Newton's laws with its pedagogical and scientific methods, creates the student a action learning and learning acting, it appears that the formation of the individual will gain a broad and articulated vision of their school development, awakening their critical census and creativity positively . Newton's laws are present in the daily lives of all its contents when delivered through pedagogically correct laboratory experiments, there is a significant potential for student learning. The research seeks to contribute to a more meaningful education, focused on the application of the contents of Newton's laws through laboratory experiments. It concludes that these laws make up the methodological requirements of teaching and influence on critical-scientific behavior of students, both to make them law-abiding citizens and / or future scientists.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36078
Aparece en las colecciones: FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_tcc_mvsouza.pdf583,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.