Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36057
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral
Título em inglês: Skills of premature newborns to oral feeding initiation
Autor(es): Cavalcante, Sara Emanuelle Alves
Oliveira, Samara Isabela Maia de
Silva, Rhuama Karenina Costa e
Sousa, Carolina Pereira da Cunha
Lima, Jéssica Valeska Herculano
Souza, Nilba Lima de
Palavras-chave: Recém-Nascido;Prematuro;Comportamento Alimentar;Aleitamento Materno;Enfermagem Neonatal
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: CAVALCANTE, S. E. A. et al. Habilidades de recém-nascidos prematuros para início da alimentação oral. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e32956, 2018.
Resumo: Objetivo: identificar as evidências científicas acerca das habilidades de recém-nascidos prematuros, em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, para início da alimentação oral. Métodos: revisão integrativa, realizada nas bases de dados Scopus, Cinahl, Medline, Lilacs, Science Direct e Web of Science, de forma não controlada e sem recorte temporal, utilizando os descritores: Recém-Nascido Prematuro/Premature, Infant; Comportamento Alimentar/ Feeding Behavior e Aleitamento Materno/Breast Feeding, cruzando-os com o operador AND. Critérios de inclusão: disponíveis na íntegra, em português, inglês e espanhol, sem limitação de ano; e os de exclusão: artigos que não responderam à questão de pesquisa, repetidos e provenientes de outras fontes científicas. Resultados: as produções científicas revelaram que a estimulação sensório-motora-oral, sucção não nutritiva e avaliação de parâmetros hemodinâmicos favorecem a transição sonda-oral para o aleitamento materno. Conclusão: foram identificadas evidências que comprovam que o uso da estimulação e o desenvolvimento das habilidades facilitam, em menor tempo, o início da alimentação oral.
Abstract: Objective: to identify the scientific evidence about the abilities of premature neonates in Neonatal Intensive Care Unit, to oral feeding initiation. Methods: integrative review, held in the databases Scopus, Cinahl, Medline, Lilacs, Science Direct and Web of Science, not controlled and with no timeframe, using the key words: Recém- Nascido Prematuro/Premature, Infant; Comportamento Alimentar/Feeding Behavior and Aleitamento Materno/ Breast Feeding, crossing them with the AND operator. Inclusion criteria: full available in Portuguese, English and Spanish, without year limitation; and exclusion: articles that did not answer the research question, repeated and from other scientific sources. Results: the scientific productions revealed that the sensory-motor-oral stimulation, non-nutritious sucking and evaluation of hemodynamic parameters favor the transition from probe-oral to breastfeeding. Conclusion: we identified evidence that prove that the use of the stimulation and skills development facilitate, in less time, the beginning of oral feeding.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36057
ISSN: 2175-6783 (On line)
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_seacavalcante.pdf214,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.