Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36047
Title in Portuguese: Uma abordagem dos movimentos MRU e MRUV na aprendizagem dos alunos do 9º ano no ensino fundamental da escola de educação básica Alba Herculano Araujo com o uso de simuladores do PHET
Author: Silva, Isaque Carvalho
Advisor(s): Castro, Francisco Carlos
Keywords: Ensino de Física
Estratégias de aprendizagem
Objetos digitais de aprendizagem
Cinemática - ensino fundamental
Tecnologia e educação
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, I.C. Uma abordagem dos movimentos MRU e MRUV na aprendizagem dos alunos do 9º ano no ensino fundamental da escola de educação básica Alba Herculano Araújo com o uso de simuladores do PHET. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, São Gonçalo do Amarante, 2015.
Abstract in Portuguese: O trabalho pretende auxiliar o ensino de Física com o uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) com simuladores e ODA (Objetos Digitais de Aprendizagem), tendo o intuito de promover um melhor entendimento do conteúdo pelos alunos, possibilitando ao professor além de uma nova ferramenta para prender a atenção dos alunos, um recurso didático a expor aos alunos os fenômenos Físicos através de vídeos, Objetos Digitais de Aprendizagem que demonstrem situações relacionados ao MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) e MRUV(Movimento Retilíneo Uniformemente Variado). A pesquisa foi executada na Escola de Educação Básica Alba Herculano Araújo, localizada no distrito da Taíba em São Gonçalo do Amarante-CE, com duas turmas do 9º ano. Foram aplicados dois questionários, um pré-teste visando verificar o que cada turma sabia a respeito do MRU, MRUV e um outro questionário o pós-teste empregado após a aula apresentada a cada uma das turmas, onde uma será denominada de GE (Grupo Experimental) e a outra de GC (Grupo Controle). O GE composto por 23 alunos, recebeu a aula com o auxílio de mídias digitais, vídeos e ODA para exemplificar os conceitos apresentados, já o grupo controle (GC) formado por 25 discentes foi submetido a uma aula tradicional utilizando recursos básicos tipo pincel e quadro branco. Após o emprego dos testes foi verificado, através de tabelas e gráficos, que o uso das tecnologias como auxiliadoras ao ensino de Física gera melhores resultados que o ensino tradicional, mas em relação aos métodos empregados antes dessa pesquisa não houve progresso.
Abstract: The work is intended to assist the teaching of physics with the use of TDICs (Information and Communication Digital Technologies) with simulators and ODA (Learning Digital Objects), with the aim of promoting a better understanding of the content by the students, allowing the teacher plus a new tool to hold the attention of students, a teaching resource to expose students to the Physical phenomena through videos, Digital Learning Objects showing situations related to the MRU (Uniform Rectilinear Movement) and MRUV (Rectilinear Movement Evenly Miscellaneous). The research was performed at the School of Basic Education Alba Herculano Araújo, located in Taiba district in Sao Goncalo do Amarante, Ceará, with two groups of 9th grade. Two questionnaires were used, a pre-test in order to verify what each group knew about the MRU, MRUV and another questionnaire post-test employed after school presented to each of the classes, where one will be known as GE (Experimental Group ) and the other GC (control group). The GE composed of 23 students, received a lesson with the help of digital media, videos and ODA to illustrate the concepts presented, as the control group (CG) consists of 25 students has undergone a traditional classroom using basic features like brush and frame White. After the employment of tests was found by tables and graphs, the use of technology as a helper to the teaching of physics generates better results than the traditional teaching, but in relation to the methods used before this study there was no progress.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36047
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_icsilva.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.