Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35996
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A conservadora e o professor: um diálogo de significações
Autor(es): Silva, Regina Cláudia Oliveira da
Lobato, Ana Maria Leite
Palavras-chave: Conservadora Nair de Moraes Carvalho;Professor;História de vida de Washington Cordovil;Memória
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: Silva, R. C. O.; Lobato, A. M. L. (2013)
Resumo: O artigo apresenta dois textos, o primeiro trata de fragmentos biográficos de Nair de Moraes Carvalho, a primeira mulher concursada para a Conservadoria de Museus no primeiro concurso promovido para esse fim pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). O trabalho é de destaque devido à relevância da ação social de seu pioneirismo na conservadoria de museus e no desenvolvimento de seu trabalho durante décadas no Museu Histórico Nacional, escrito pela mestre Regina Cláudia, professora do Colégio Militar de Fortaleza. O segundo texto, escrito por Ana Lobato, mestre em educação e professora do IFPA, trata de fragmentos de história de vida de Washington Cordovil, professor da educação profissional altamente qualificado, que, através da narrativa, expressou o significado de suas experiências como aluno e professor na antiga Escola Técnica Federal do Pará, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, no qual continua na ativa, há quarenta anos contribuindo com a educação profissional. [...]
Descrição: SILVA, Regina Cláudia Oliveira da; LOBATO, Ana Maria Leite. A conservadora e o professor: um diálogo de significações. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTANA, José Rogério; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos; RODRIGUES, Rui Martinho; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; OLIVEIRA, Stanley Braz de (orgs). História e Memória da Educação do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 99-115.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35996
ISBN: 978 85 7282 591 7
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_capliv_rcosilvaamllobato.pdf6,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.