Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35925
Tipo: TCC
Título: Características das escolas públicas estaduais do Ceará e seu desempenho no Enem de 2015
Autor(es): Kamiya, Leonardo Oliveira
Orientador: Coelho, Pedro Felipe da Costa
Palavras-chave: Avaliação de políticas públicas;Políticas públicas educacionais;Análise de conglomerados;Exame Nacional do Ensino Médio
Data do documento: 2017
Citação: KAMIYA, Leonardo Oliveira. Características das escolas públicas estaduais do Ceará e seu desempenho no Enem de 2015. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.
Resumo: Este estudo objetivou analisar a relação entre características físico-qualitativas das escolas públicas estaduais do Ceará e o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015. A partir de uma base composta por dados obtidos da Secretária de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foi possível caracterizar 588 escolas cearenses em função de aspectos físicos e qualitativos. Em seguida, tais instituições foram agrupadas a partir de uma análise de conglomerados, onde se buscou encontrar indícios da relação entre as características dos grupos de escolas e o desempenho dos alunos no ENEM. Os resultados sugerem que as Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante apresentam um modelo pedagógico mais eficaz. Também foi constatado que desigualdades e ineficiências persistem no sistema educacional público do Estado do Ceará, manifestadas em variações na adoção de tecnologias, espaços de aprendizado e qualidade da formação dos professores, com destaque para laboratórios de ciência e de informática, salas de leitura, quadras de esporte e internet banda larga. A pesquisa contribui ao analisar a qualidade da educação por meio de técnicas quantitativas e por incitar o debate sobre soluções para reduzir desigualdades educacionais no contexto cearense.
Abstract: This study aimed to analyze the relation between physical-qualitative characteristics of the state public schools of Ceará and their 2015 Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) performance. From a database composed of data acquired from the Secretária de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) and from the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), it was possible to characterize 588 state schools of Ceará in function of physical and qualitative features. Then, the schools were grouped by a cluster analysis, where it was tried to find indications of relation between the school groups’ features and students’ ENEM performance. The results suggest that the Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante present a more effective pedagogical model. The study also suggests that inequalities and inefficiencies persist in the State of Ceará educational system, with emphasis on science and computer labs, reading rooms, school gyms and broadband internet. The research is limited for not using an analysis that allows robust inferences and for not having a database that makes explicit the process of interaction between the actors involved in the educational process. The research contributes by analyzing the quality of education through quantitative techniques and by urging the debate about solutions that decrease educational inequalities in the context of Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35925
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_lokamiya.pdf937,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.