Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreira, Irlys Alencar Firmo-
dc.contributor.authorBezerra, Pedro Henrique Almeida-
dc.date.accessioned2018-09-25T15:26:45Z-
dc.date.available2018-09-25T15:26:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBEZERRA, Pedro Henrique Almeida. Picumã: performance drag queen em uma epistemologia decolonial. 2018. 138f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35916-
dc.description.abstractThe drag queen practice has a suitability process that shifts a person's unexceptional appearance to a different appearance that can transit between the genres (male, female, polymorph) and species (animal representations). The present work aims to observe the practice in the city of Fortaleza - CE with the intention of absorbing its processes of creation, adaptation, “be in drag” and “out of drag”. Understand how mutations are the practices that are subject to external influences and the adaptability of the queens studied. Using analytical lenses that make it possible to see the practices of a performance epistemology that leads to the decolonization of thought and a concern of scientific criticism, the study is based on an ethnographic experience based on the dense description and on-the-spot interviews. Used as log the field diary, photos, videos and voice recorder. It was concluded that a drag queen in the city of Fortaleza - CE passed and underwent constant changes with respect to the tradition and the emergence of new ways to make drag which are impacted by the RuPaul’s Drag Race reality show and its tendency to turn the queen into a product that can be marketed worldwide through TV. It was also observed that in addition to the strong influence brought about by this reality show, the local context has been resistant the attempts of supplanting the tradition having as elements of resistance the "bate-cabelo" and the dialect "yorubá" that refer to a force history of oppression: colonization.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDrag queenpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.titlePicumã: performace drag queen em uma epistemologia decolonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorGadelha, Kaciano Barbosa-
dc.description.abstract-ptbrA prática drag queen diz respeito a um processo de adequação que desloca a aparência corriqueira de uma pessoa para uma outra que pode transitar entre gêneros (masculino, feminino, polimorfo, diversos) e espécies (humano e animal, como é o caso de drags que se apresentam como animais e até alienígenas). O presente trabalho tem por objetivo observar e participar dessa prática na cidade de Fortaleza – CE com intuito de absorver seus processos de criação, adaptação, montagem e desmontagem. Entender as mutações as quais essa prática está sujeita, as influências externas e a capacidade de adaptação das drag queens estudadas. Usar lentes analíticas que possibilitem enxergar as práticas através de uma epistemologia da performance que leve em consideração a decolonização do pensamento e a apreensão crítica da tradição científica europeia. O estudo se configura por meio de uma experiência etnográfica embasada no exercício da descrição densa e de entrevistas pontuais. Os registros foram feitos mediante diário de campo, fotografias, vídeos e gravador de voz. Concluiu-se que a prática drag queen na cidade de Fortaleza – CE passou e passa por mudanças constantes no que diz respeito à tradição e ao surgimento de novas formas de fazer drag. Formas essas impactadas pelo reality show americano RuPaul’s Drag Race e sua tendência de transformação da drag queen em um produto passível de ser comercializado mundialmente através da TV. Observou-se ainda que, ademais da forte influência trazida por esse reality show, o contexto local tem se mostrado resistente às tentativas de suplantação da tradição, tendo como elementos de resistência o bate- cabelo e o dialeto yorubá que se contrapõem à força histórica de opressão conhecida como colonização.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_phabezerra.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.