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dc.contributor.advisorLins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares-
dc.contributor.authorRocha, Sérgio Lizias Costa de Oliveira-
dc.date.accessioned2012-08-01T16:05:58Z-
dc.date.available2012-08-01T16:05:58Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationROCHA, Sérgio Lizias Costa de Oliveira. O jogo da compreensão de gênero na educação infantil: um diálogo hermenêutico do pesquisador com diversos horizontes de sentidos. 2009. 231f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3584-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.br:pt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade Sexual na Educação – Ilhéus(BA)pt_BR
dc.subjectBrincadeiras – Aspectos Sociais – Ilhéus(BA)pt_BR
dc.subjectOrientação Sexual – Estudo e Ensino – Ilhéus(BA)pt_BR
dc.subjectProfessores de Educação Pré-Escolar – Ilhéus(BA) – Atitudespt_BR
dc.subjectPais – Ilhéus(BA) – Atitudespt_BR
dc.subjectGadamer,Hans-Georg,1900-2002pt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectJeupt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectHerméneutiquept_BR
dc.subjectÉducation Enfantinept_BR
dc.titleO Jogo da Compreensão de Gênero na Educação Infantil: Um Diálogo Hermenêutico do Pesquisador com Diversos Horizontes de Sentidospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta tese, utilizei como referencial teórico a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002) para tratar do jogo da compreensão de gênero. A metodologia fenomenológico-hermenêutica foi aplicada em cinco horizontes de sentidos. O primeiro momento consistiu em analisar o meu Mundo-Vida como parte fundamental do horizonte de sentidos daquele que quer compreender. O segundo passo foi a descrição e hermenêutica do horizonte de sentidos de minha família. Para investigar os horizontes de sentidos seguintes – ou seja, da escola, dos pais e/ou responsáveis das crianças –, e das próprias crianças, realizei um trabalho de campo de cunho etnográfico, passando um semestre letivo numa escola de Educação Infantil no Município de Ilhéus-Ba como um aluno do Infantil IV. Escolhi a mesma escola onde estudei quando criança a fim pisar novamente no solo de minha tradição. O procedimento foi baseado na Sociologia da Infância e na Gestalt-Terapia. Para a análise dos dados fui auxiliado pela Psicologia da Gestalt para compor as seguintes categorias analíticas: “figuras de gênero”; “configurações de gênero” e “ajustamento criativo de gênero”. Na conclusão apresento as configurações e fusões das compreensões de gênero de cada horizonte de sentidos. No meu horizonte de sentido, descrevo a mudança de uma posição essencialista para uma posição existencialista sobre gênero; no horizonte de sentidos de minha família encontro uma compreensão de gênero fundada na fé, no horizonte de sentidos dos pais e/ou responsáveis pelas crianças, e na escola de Educação Infantil encontro a importância em respeitar a tradição com possibilidades remotas de transgressão; no horizonte de sentidos das crianças encontro uma compreensão de gênero lúdica e de auto- representação. A partir do diálogo com estes diversos horizontes de sentidos procedo com a aplicação do círculo hermenêutico, chegando à conclusão de que a compreensão de gênero ocorre de forma lúdica, isto é, num jogo de compreensões. Assim, termino trazendo várias reflexões sobre a importância dos educadores se incluírem no mundo fenomenológico das crianças, mostrando a multiplicidade de possibilidades de significados que podem emergir no jogo da compreensão de gênero a partir das diferentes tradições que ocorrem no cotidiano da educação infantilpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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