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Título: Da Gestão à Escuta uma análise sobre as experiências de clubes de rádio em escolas públicas de Fortaleza
Autor(es): Silva, Lilian Bartira Santos
Orientador(es): Almeida Filho, Edgard Patrício de
Palavras-chave: Comunicação
Educação
Rádio
Dispositivos
Communication
Education
Data do documento: 2018
Citação: Silva, L. B. S; Almeida Filho, E. P. (2018)
Resumo: As experiências de Rádio Escolar alteraram-se significativamente após a inserção dos dispositivos móveis nos contextos escolares. Nesse sentido, a presente dissertação contemplou atividades de Clubes de Rádio de duas escolas municipais de tempo integral em Fortaleza, com o objetivo de investigar, da gestão à escuta, como essas experiências são desenvolvidas, identificando se, e de que maneira, os princípios dialógicos, basilares para o exercício coletivo, têm sido promovidos. A partir daí, especificamente, verificar como são planejadas tais atividades, como se dão as relações dentro dos Clubes, como se caracterizam as escutas após a convergência rádio/dispositivos móveis e, por fim, como os ouvintes leem os Clubes e acolhem suas respectivas programações. As três categorias estruturais do trabalho foram: coletividade, convergência e protagonismo, discutidas principalmente a partir de Freire (1977), Jenkins (2009) e Souza (2006), nesta ordem. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se mediante observação participante (Angrosino, 2009). A apreciação dos dados apontou para uma concepção de interpretação narrativa dessas experiências, inspirada na atividade mimética proposta por Ricoeur (2010), delineada em três dimensões: mímesis I (pré-figuração), II (configuração) e III (reconfiguração), compreendendo, assim, o contexto cultural sonoro que ancora as experiências dos Clubes de Rádio, as experiências ‘narrativizadas’ e a recepção (construção de sentidos), respectivamente. Tal análise propôs um acolhimento das subjetividades imbricadas em todo o processo experienciado pelos estudantes envolvidos. A construção da pesquisa permitiu concluir que a dimensão coletiva, por vezes, encontra-se comprometida, assim como os traços de protagonismo que se esboçam, mas não se efetivam. Quanto à incorporação dos dispositivos móveis ao cotidiano dos estudantes, ampliaram-se as possibilidades de consumo sonoro, hibridizando os usos dos meios. Mesmo com a conveniência da portabilidade e da escolha protagonista de optar pela playlist pessoal, a rádio mantém sua importância enquanto dispositivo midiático escolar. As narrativas demonstraram que os ouvintes das rádios escolares não se sentem valorizados, respeitados e atendidos em seus pedidos musicais, não se identificam com as programações e, ainda, questionam a participação de integrantes que não se adequam às demandas de um Clube de Rádio. No entanto, apesar dos problemas identificados, as experiências de Rádio Escolar podem ser potencializadas, se compreendidas em suas inúmeras possibilidades e assistidas em suas necessidades técnicas, e, principalmente, formativas.
Abstract: The experiences of School Radio changed significantly after insertion of the mobile devices in the school contexts. In this sense, the present dissertation contemplates the activities of Radio Clubs of two full-time municipal schools in Fortaleza, in order to investigate, from management to listening, how these experiences are developed, identifying if and in what way the dialogical principles, basic to the collective exercise, have been promoted. From there, specifically, to verify how these activities are planned, how the relations within the Clubs are given, how the listening after the radio / mobile convergence is characterized and, finally, how the listeners read the Clubs and accept their respective schedules. The three structural categories of this work were: collectivity, convergence and protagonism, discussed mainly by Freire (1977), Jenkins (2009) and Souza (2006), in this order. The research was developed methodologically through participant observation (Angrosino, 2009). The appreciation of the data pointed to a conception of narrative interpretation of these experiences, inspired by the mimetic activity proposed by Ricoeur (2010), outlined in three dimensions: mimesis I (pre-figuration), II (configuration) and III (reconfiguration) comprising, thus, the sound cultural context that anchors the experiences of the Radio Clubs, the experiences 'narrativized' and the reception (construction of senses), respectively. This analysis proposed a reception of the subjectivities imbricated in all the process experienced by the students involved. The construction of the research allowed to conclude that the collective dimension is sometimes compromised, as well as the traits of protagonism that are outlined, but are not effective. As the incorporation of mobile devices to the daily lives of students, have widened the possibilities of sound consumption, hybridizing the uses of media. Even with the convenience of portability and the choice of choosing the personal playlist, radio maintains its importance as a school media device. The narratives have shown that the listeners of the school radios do not feel valued, respected and attended to in their musical requests, they do not identify with the schedules and, also, they question the participation of members who do not fit the demands of a Radio Club. However, despite the problems identified, the experiences of School Radio can be enhanced, if understood in their innumerable possibilities and assisted in their technical, and mainly, formative needs.
Descrição: SILVA, Lilian Bartira Santos. Da Gestão à escuta Uma análise sobre as experiências de clubes de rádio em escolas públicas de Fortaleza. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado). Univeversidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Fortaleza (CE), 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35836
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