Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35803
Title in Portuguese: “Costume de casa vai à praia”?: uma análise da atitude e do comportamento sustentável do turista
Author: Oliveira, Laís Vieira Castro
Advisor(s): Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Keywords: Turismo
Comportamento
Sustentabilidade
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, Laís Vieira Castro. “Costume de casa vai à praia”?: uma análise da atitude e do comportamento sustentável do turista. 2018. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: Este estudo objetiva analisar a atitude e o comportamento sustentável do turista de Sol e Praia. Adicionalmente, a pesquisa pretende identificar o grau de miopia, ou seja, a possível visão de curto prazo dos consumidores preocupados apenas com a sua satisfação pessoal imediata, sem aliar a possibilidade de satisfação presente à sustentabilidade ambiental no longo prazo. A pesquisa é caracterizada como quantitativa, conduzida por meio de survey com 188 turistas na praia de Jericoacoara, no Ceará, utilizando para coleta de dados os instrumentos de Pato (2004), Pato e Tamayo (2006) e Reinsberg e Vinje (2010). Os resultados, analisados estatisticamente, evidenciaram que as atitudes correlacionam-se de forma significativa e positiva com os comportamentos. Observou-se, também, que a Atitude – Crença Ecocêntrica e o Comportamento Sustentável Habitual exercem efeito positivo no Comportamento Sustentável em Viagem. Dessa forma, pode-se compreender que o indivíduo que apresenta Comportamento Sustentável em seu cotidiano tende a estendê-lo a diversos ambientes. Entretanto, de maneira geral, os turistas apresentaram atitudes e comportamentos que indicam miopia, ou seja, visão de curto prazo, em relação às questões de sustentabilidade ambiental.
Abstract: This study aims to analyze the attitude and the sustainable behavior of the tourist of Sun and Beach. In addition, the research aims to identify the degree of myopia, that is, the possible short-term view of consumers concerned only with their immediate personal satisfaction, without allying the possibility of present satisfaction with environmental sustainability in the long term. The research is characterized as quantitative, conducted through a survey with 188 tourists in the beach of Jericoacoara, Ceará, using for data collection the instruments of Pato (2004), Pato and Tamayo (2006) and Reinsberg and Vinje (2010). The results, statistically analyzed, showed that attitudes correlate significantly and positively with behaviors. It was also observed that Attitude - Ecocentric Belief and Habitual Sustainable Behavior have a positive effect on Sustainable Travel Behavior. In this way, it can be understood that the individual that presents Sustainable Behavior in their daily lives tends to extend it to diverse environments. However, in general, the tourists presented attitudes and behaviors that indicate myopia, that is, short-term vision, in relation to environmental sustainability issues.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35803
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_lvcoliveira.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.