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dc.contributor.advisorPontes, Heráclito Lopes Jaguaribe-
dc.contributor.authorPaulino, Greyce Palácio-
dc.date.accessioned2018-09-19T19:22:43Z-
dc.date.available2018-09-19T19:22:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPAULINO, G. P. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35793-
dc.descriptionPAULINO, Greyce Palácio. Avaliação dos custos tributários da malha de distribuição física de uma empresa de bebidas: um estudo de caso. 2016. 73 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.description.abstractThe current globalization scenario has been denoted by increasing competitiveness in both quality and price. The increase in international efficiency of organizations has been a key factor in the increase of profits, especially when there is a downturn in the market, which are not capable of absorbing large price increases. Thus, starting from the need to improve internal processes, a tax analysis of the current distribution network of a beverage company in the state of Ceará was carried out in order to try to increase tax incentives, reduce taxes and/or reduce freight cost. For this, one should take into account logistical factors, physical distribution and distribution channels, and tax, such as IPI taxes, PIS, COFINS, ICMS and ICMS-ST and also the tax incentive under the ICMS. After the characterization of the study, the classification of the company’s distribution channel was made, exposing the current situation of the distribution network, and then proposed improvements. These improvements were evaluated for ease and difficulty of deployment and the financial gains were demonstrated by a comparison between the net income and the freight costs of its current situations and their respective situation proposed. Equations provided in the calculation of taxes and transactions between the company’s distribution channels were deducted, being suggested for the current distribution network of the beverage company improvements, which were implemented in accordance with the possibility of a new potential demand for the absorption of a selected product. All proposed situations showed gains in relation to the current situations, the minimum gain being 5,40% and the highest 28,02%. Furthermore, it was demonstrated that the increase in tax incentives and/or reduction of taxes could overcome the increase in freight costs by providing a financial gain for the organization, despite increased distribution costs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMalha de Distribuiçãopt_BR
dc.subjectCanal de Distribuiçãopt_BR
dc.subjectAvaliação Tributáriapt_BR
dc.titleAvaliação dos custos tributários da malha de distribuição física de uma empresa de bebidas: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo atual cenário de globalização, denota-se uma crescente competitividade tanto por qualidade quanto por preço. O aumento da eficiência interna das organizações tem sido fator determinante no incremento de lucro, especialmente quando se observa uma retração do mercado, o qual não é capaz de absorver elevados aumentos de preço. Assim, partindo-se da necessidade de melhorias nos processos internos, esse estudo se propôs a realizar uma análise tributária da atual malha de distribuição de uma empresa de bebidas situada no estado do Ceará, visando a maximizar o incentivo fiscal, reduzir o custo com tributos e/ou reduzir o custo com frete. Para isso, deve-se levar em consideração fatores logísticos, sendo abordados distribuição física e canais de distribuição, e tributários, no caso os tributos IPI, PIS, COFINS, ICMS e ICMS-ST e também o Incentivo Fiscal no âmbito do ICMS. Após a caracterização do estudo, foi realizada a classificação do canal de distribuição da empresa; com isso, foi exposta a situação atual da malha de distribuição, para então propor melhorias, as quais foram avaliadas com relação à facilidade e à dificuldade de implantação e, por último, foram demonstrados os ganhos financeiros, por meio de uma comparação entre as Receitas Líquidas e o custo com frete das situações atuais e suas respectivas situações propostas. Foram deduzidas equações que proporcionaram realizar os cálculos dos tributos das transações realizadas entre os canais de distribuição da empresa, sendo sugeridas melhorias para atual malha de distribuição dessa empresa de bebidas, as quais foram aplicadas de acordo com a possibilidade de absorção da demanda da nova fonte de produtos selecionada. Todas as Situações Propostas apresentaram ganhos com relação às Situações atuais, sendo o menor deles de 5,40% e maior de 28,02%. Além disso, demonstrou-se que o aumento de incentivo fiscal e/ou redução de custo com tributos, pode superar o aumento de custo com frete, trazendo ganho financeiro para organização, apesar do aumento de custos com distribuição.pt_BR
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