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Tipo: Dissertação
Título : Uma experiência de educação comunitária no contexto da política social do Estado
Autor : Albuquerque, Maria Lucimar Miranda de
Tutor: Damasceno, Maria Nobre
Co-asesor: Machado, Antonio Carlos
Palabras clave : Parque São Miguel;Favelização;Economia industrial urbana;Projeto Rondon
Fecha de publicación : 1988
Citación : ALBUQUERQUE, Maria Lucimar Miranda de. Uma experiência de educação comunitária no contexto da política social do Estado. 1988. 191f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1988.
Resumen en portugués brasileño: Estudo referente a uma pesquisa sobre Educação Popular, onde se investigam os efeitos de uma prática educativa, de tendência participativa, agenciada pelo Projeto Rondon, visando a formação do saber como instrumento de organização comunitária. O referencial teórico é de inspiração dialética. Usa o conceito operacional de Educação Popular, valorizando a produção e reelaboração do conhecimento pelas camadas populares. Metodologia utilizada: um estudo de caso, tomando-se como universo da pesquisa, a Comunidade do Parque São Miguel, onde a prática em questão se desenvolve há três anos. Foi escolhida uma amostra populacional, que se estudou através de método de pesquisa participante, centrada nas técnicas de entrevistas semi-estruturadas, observação, questionamento, conjugados à participação em eventos da comunidade e visitas domiciliares. Deste trabalho, consta um estudo sobre o Projeto Rondon e as circunstâncias do aparecimento do seu programa de Ação Comunitária, sobre as condições de vida e trabalho da população da Comunidade do Parque São Miguel, analisando-se as dimensões pedagógica e política da prática educativa que aí se realiza. O estudo chega às seguintes conclusões: 1º) Reconhecimento da Educação Popular como instrumento de resgate e sedimentação do poder político dos dominados. 2º) A possibilidade comprovada de que intelectuais e profissionais da super-estrutura se vinculem organicamente às classes populares, negando-se a tese do monolitismo do Estado. 3º) A prática educativa estudada se distancia do modelo desenvolvimentista em vigor se contrapondo à concepção de Educação e participação defendida pela Instituição, favorecendo a produção de um saber a ser apropriado pela comunidade, como meio de afirmação dos interesses de sua classe. 4º) A confirmação do êxito da relação pedagógica de parceria, em vista dos conhecimentos e habilidades adquiridas no concernente às denúncias de injustiça e exploração, e as lutas para superação de suas necessidades. 5º) A necessidade de se continuar o estudo, pesquisando-se a história da Associação de Moradores, para avaliar em que medida esta contribui para afirmar ou negar os interesses da organização popular.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35761
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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